Na linha 2017, a Honda CB 500X recebeu atualizações importantes. A versão aventureira da “família 500” ganhou faróis e lanternas de LEDs, novo para-brisa com passagens de ar e 5 centímetros mais alto e tanque de gasolina maior: a capacidade passou de 17,3 para 17,7 litros. Agora, com a chegada da linha 2018 vieram apenas novos grafismos, mas a tabela foi reduzida em R$ 4 mil, para R$ 25.900.
Feita em Manaus, a CB 500X traz motor de dois cilindros e 471 cm3 que gera 50,4 cv, tem baixo nível de vibração e dá boa desenvoltura à moto, tanto no uso urbano quando na estrada. O torque de 4,5 mkgf é entregue às 7 mil rpm, mas há boa oferta de força também em baixas rotações.
Isso se traduz em menos trocas de marcha em uso urbano. O câmbio de seis velocidades, aliás, tem bom escalonamento e os engates são fáceis. Em rodovias, manter a velocidade de cruzeiro (120 km/h) é fácil e sobra fôlego para garantir boas retomadas de velocidade e segurança na hora de fazer ultrapassagens.
A ergonomia é exemplar. A largura do guidom é a ideal para o tipo de uso ao qual a 500X se destina. A posição das pernas, semiflexionadas, agrada. O banco em dois níveis tem espessura ideal e desenho que não cansa o piloto, mesmo ao percorrer longos trechos.
O chassi – o mesmo da naked (sem carenagem) 500F e da esportiva 500R –, não agrega grandes emoções à pilotagem. A moto tem reações previsíveis. Isso é bom em termos de segurança, mas compromete a emoção para quem prefere uma tocada mais agressiva.
O painel permite boa visualização dos instrumentos mesmo à noite. O visual agrada, assim como o acabamento das peças plásticas, como os punhos de comando.
Há freios ABS de série com discos de 320 mm na frente e 240 mm atrás com respostas pouco intrusivas. Na dianteira a suspensão é convencional, mas traz ajuste de pré-carga.
Mesmo havendo possibilidade de regulagem, o conjunto é focado no conforto e filtra bem as imperfeições do piso. Por isso, permite encarar trechos de terra batida sem dificuldade.