O Grupo PSA (Peugeot, Citroën e Opel) e o seu parceiro chinês, a Changan, anunciaram parceria para o desenvolvimento de uma nova picape com capacidade de carga de uma tonelada. O modelo deve ser lançado até 2020.
Segundo o comunicado, a picape deve ser um projeto global, pois pretende atender os requisitos mundiais – provavelmente de segurança e emissões – que tendem a ser mais exigentes em mercados como Brasil e União Europeia do que na China.
O novo produto vem ao encontro do fato de que o mercado de veículos utilitários elevou-se a 14 milhões de unidades em 2016, sendo que as picapes de uma tonelada representam 18% desse total, com um crescimento anual de 5% – se comparado a 2015.
Esse retorno destas picapes (que no Brasil são chamadas de médias) ao jogo levou as grandes dos Estados Unidos a retomar os projetos locais. Os exemplos são a Chevrolet com a Colorado e a Ford com Ranger, para a América do Norte, além da entrada da Renault e da Mercedes-Benz nesse segmento com a Alaskan e a Classe X, ambas baseadas na Nissan Frontier.