A sexta-feira, 13, teve sabor de Sexta-feira 13 para a FCA (Fiat Chrysler Automóveis). A empresa anunciou ontem, nos Estados Unidos, o recall de 470 mil veículos no mundo inteiro, e desta vez o problema não está relacionado a air bags.
O defeito da vez é referente ao apoio de cabeça ativo. O sistema foi feito para evitar lesões no pescoço e na coluna cervical em casos de colisão traseira. Nesse tipo de choque, a cabeça dos ocupantes do veículo da frente tende a movimentar-se violentamente para trás, numa reação conhecida como “efeito chicote”, o que pode causar sérios danos físicos.
O encosto de cabeça ativo faz o movimento contrário, movendo-se para a frente, para anular esse movimento do corpo humano, e reduzindo os problemas.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de segurança no trânsito dos Estados Unidos, está investigando o assunto desde junho. A FCA, no entanto, informou que não tem registro de acidentes ou ferimentos relacionados ao recall.
Estão envolvidos no chamamento o Jeep Liberty 2012, o Chrysler 200 e o Dodge Avenger, ambos produzidos entre 2012 e 2013.
O funcionamento do apoio de cabeça ativo pode ser conferido neste vídeo da Toyota: