A Renault viveu seu melhor momento no Brasil em setembro, quando ficou em quarto lugar no ranking de vendas de montadoras. Outubro, no entanto, tem sido um mês ruim para a empresa. Além de o Kwid estar com emplacamentos bem abaixo dos do mês anterior, o Sandero cada vez mais perde espaço no mercado.
O hatch veterano chegou a ser o terceiro carro mais vendido do Brasil – em maio. Agora, pode estar correndo o risco de deixar o “top 20”. De 1º a 27 de outubro (restando dois dias de emplacamentos para o encerramento do mês), ele é apenas o 17º mais vendido do Brasil.
E essa posição pode vir a piorar ainda neste mês. No período, o Sandero teve 3.336 emplacamentos. Ele é seguido de perto pelo 18º colocado, Etios. O Toyota registrou até agora 3.280 unidades vendidas.
Outro que não está muito distante do Sandero é o Kicks. A Nissan, por enquanto, vendeu 3.094 unidades do SUV.
Já o 20º colocado não parece uma ameaça concreta. Trata-se do Ford EcoSport, que até agora somou 2.752 emplacamentos.
A saída do “top 20”, no entanto, pode se tornar realidade nos próximos meses, se o Sandero mantiver sua trajetória de queda. Isso porque, em setembro, ele já havia deixado a lista dos dez mais vendidos.
O carro já vinha despencando no ranking antes mesmo da chegada do Kwid, em setembro. No entanto, no mês passado a queda acentuada pode ter sido explicada pelo lançamento do novo carro.
Como Kwid e Sandero dividem concessionárias, é comum a ocorrência da chamada “canibalização”. O termo é usado para ilustrar o fenômeno em que um carro de mesma marca “rouba” clientes de outros.
KWID DESAPONTA NO SEGUNDO MÊS
A queda de vendas do Kwid já era esperada. Como teve uma forte pré-venda, a Renault entregou, no decorrer de agosto, 8 mil exemplares do carro às autorizadas.
A maior parte desses emplacamentos foi feita em setembro. Por isso, no mês passado, o Kwid foi o segundo carro mais vendido do País.
Já de 1º a 27 de outubro, ele aparece apenas na 15ª posição de vendas. Por enquanto, teve apenas 3.418 emplacamentos.
É pouco para um carro que foi tão bem nos primeiros meses. Porém, nas concessionárias, não há Kwid a pronta entrega. Algumas prometem entregar o modelo para quem comprar agora em janeiro – caso da versão Zen (intermediária) apenas. Outras pedem prazo de até 90 dias.
A queda de vendas pode estar relacionada a um lote que a montadora levou de volta à fábrica, para verificação de um possível problema nos freios traseiros.
Isso atrasaria as entregas dos carros aos clientes. No entanto, a montadora nega que os dois fatos (investigação de defeito e queda nas vendas) tenham relação.
Se Kwid e Sandero vão mal, o Captur pode salvar o mês da Renault – embora pleitear o quarto lugar novamente agora seja praticamente impossível. O SUV lançado no início do ano já tem, em outubro, seu melhor mês de vendas. O Captur deverá ultrapassar os 2 mil emplacamentos.
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10 - RENAULT FLUENCE - 0,686
A Superintendência de Seguros Privados, SUSEP, fez um levantamento que mostrou os modelos menos visados no Brasil por ladrões. Os números relacionam os números de vendas com as ocorrências registradas por cada carro. A relação inclui SUVs, picapes e até hatches compactos, normalmente os favoritos dos larápios. Em décimo lugar, o Renault Fluence.
9 - HONDA HR-V - 0,657
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8 - TOYOTA HILUX - 0,62
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7 - VOLKSWAGEN SAVEIRO - 0,612
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6 - NISSAN MARCH - 0,549
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5 - MITSUBISHI LANCER - 0,47
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4 - HONDA CITY - 0,43
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3 - FIAT STRADA - 0,338
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2 - PEUGEOT 3008 E 2008 - 0,306
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1 - JEEP RENEGADE - 0,044
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