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Honda XRE 300 2018 tem nova versão Adventure
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Honda XRE 300 2018 tem nova versão Adventure

Honda XRE 300 Adventure deixa de ser série especial na linha 2018; preços são de R$ 16.650 e R$ 17.990 com ABS

Redação

12 de dez, 2017 · 2 minutos de leitura.

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HONDA XRE 300 2018
Crédito:

Chega em janeiro às lojas a linha 2018 da trail Honda XRE 300. A única novidade do novo ano-modelo é a introdução da variante Adventure como parte da linha e não mais uma série especial. Fabricada em Manaus (AM), a XRE tem preços de R$ 16.650 na versão STD e R$ 17.990 para versão ABS.

Sua mecânica segue a mesma: motor monocilíndrico de 291,6 cm³, flexível, que rende até 25,6 cv a 7.500 rpm e 2,8 mkgf a 6.000 rpm. A transmissão é de cinco velocidades. O sistema de freios é sempre a disco com 256 mm de diâmetro na frente e 220 mm atrás.

A versão STD (Standard) está disponível nas cores preta e verde perolizado (também disponível para a ABS), enquanto a ABS vem na branca rally e cinza metálico. A ABS tem ainda pintura preta com detalhes em amarelo, grafismos diferenciados no tanque, nos aros das rodas e na balança traseira. A garantia é de três anos.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.