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Citroën C4 Picasso e Grand C4 têm falha na fixação do capô
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Citroën C4 Picasso e Grand C4 têm falha na fixação do capô

Capô do Citroën C4 Picasso e Grand C4 podem se abrir por falha na fixação

Redação

25 de dez, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Citroen C4 Picasso e Grand C4 Picasso
Citroen C4 Picasso e Grand C4 Picasso
Crédito:

A Citroën do Brasil convoca os proprietários dos modelos C4 Picasso e Grand C4 Picasso produzidos entre 1º de setembro de 2016 e 6 de abril de 2017 por um defeito na fixação do capô.

Segundo o comunicado da marca, é preciso reforçar a fixação da folha do capô adicionando cola. Há o risco de desprendimento da peça, com possibilidade de acidente com danos físicos e ou materiais aos ocupantes do veículo e ou terceiros.

O atendimento as unidades envolvidas começa no dia 26 de dezembro e é gratuito. A Citroën coloca à disposição dos clientes seu site e o telefone 0800 011 8088 para informações e agendamentos.

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Os chassis envolvidos tem numeração não sequencial de HJ514804 a JJ506557 e HJ514806 a JJ506566.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.