O número de recalls de carros e motos em 2017 diminuiu, na comparação com o ano anterior. Em 2017, foram anunciadas pelas fabricantes 94 convocações, ante as 122 registradas em 2016.
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Em 2017, esses chamados envolveram cerca de 240 veículos. Uma das causas mais recorrentes dos recalls realizados no Brasil foi a substituição de air bags defeituosos produzidos pela sistemista japonesa Takata.
Acionadas, essas peças podem expelir fragmentos metálicos.
As principais afetadas foram Honda e Toyota, que, para substituir os air bags, convocaram modelos como Fit, Civic, CR-V, Corolla, Etios e Hilux. Ao todo, são cerca de 2,2 milhões de unidades equipadas com os air bags defeituosos no Brasil. Até agora, apenas 16% dos envolvidos foram reparados, segundo o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.
Outro chamado importante de 2017 ocorreu em novembro, quando todas as unidades do Renault Kwid foram afetadas por problemas nos freios e no sistema de alimentação de combustível.
Quase 22 mil exemplares do modelo produzidos até então foram envolvidos – até os ainda não vendidos. Em dezembro, a Fiat promoveu recall de mais de 150 mil Argo, Uno e Mobi fabricados entre 2014 e 2017, para corrigir falha na unidade de comando do motor.
Nem mesmo marcas de luxo passaram incólumes aos recalls. A BMW chamou 2.406 unidades de Série 3, Série 5 e X5 também por causa dos air bags da Takata. Já a Audi convocou mais de 5.500 unidades de A4 e A5 para corrigir problemas no sistema de arrefecimento do motor.
Até mesmo o elétrico i3 teve todas as unidades vendidas no Brasil envolvidas num recall.
Informe-se sobre recalls
O Denatran tem o registro de todos os recalls abertos no Brasil, bem como de todas as unidades envolvidas. Para saber se um veículo foi convocado e se o reparo já foi realizado, basta acessar a base de dados disponível no site de departamento. É preciso preencher cadastro para ter acesso às informações.
As fabricantes também possuem todos os dados de chamadas para reparos de seus veículos. Na dúvida, procurar uma concessionária poderá ajudar a descobrir se (e quando) o problema relacionado ao veículo foi solucionado.