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BMW G 310 GS tem preço confirmado no Brasil
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BMW G 310 GS tem preço confirmado no Brasil

BMW G 310 GS chega no final do mês às revendas por R$ 24.900 em três cores

José Antonio Leme

01 de fev, 2018 · 2 minutos de leitura.

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bmw g 310 gs
Trail tem motor de 34 cv e vai custar R$ 3 mil a mais que a street
Crédito:

Foi iniciada a produção da trail BMW G 310 GS na fábrica de Manaus (AM). O modelo, que chega às lojas entre o final do mês e o início de março terá preço de R$ 24.900. Isso são R$ 3 mil a mais que a street 310 R. As cores disponíveis serão o vermelho, preto e cinza.

A 310 GS é o segundo modelo da linha de baixa cilindrada da BMW. Ela divide a base de chassi e motor e outras partes, como o painel com a 310 R. Da irmã R 1200 GS vem a inspiração de para-lamas, desenho do tanque e rabeta.

ESPECIFICAÇÕES

O propulsor é o monocilíndrico de 313 cm³ de 34 cv e 2,8 mkgf. O câmbio é de cinco marchas. Ele tem uma concepção de desenvolvimento incomum.

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A admissão fica na frente para receber mais e melhor ar frio e a exaustão na parte traseira do bloco. O resultado é menor aquecimento, mais troca de calor e melhor desempenho.

Os freios a disco equipados com sistema ABS são de série. O disco dianteiro tem 300 mm enquanto o traseiro tem 240 mm, ambos simples e com pinça convencional.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.