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Harley-Davidson lança novas Sportster com pintura retrô
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Harley-Davidson lança novas Sportster com pintura retrô

Harley-Davidson Forty-Eight Special e Iron 1200 têm guidões elevados e pintura retrô

Redação

22 de fev, 2018 · 2 minutos de leitura.

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harley-davidson
Forty-Eight Special e Iron 1200
Crédito:

A Harley-Davidson mostrou dois novos modelos que fazem parte da linha Sportster 2018 nos Estados Unidos. A Iron 1200 e a Forty-Eight Special chegam com um visual novo, inspirado nos modelos customizados pelos compradores.

Tanto a Iron 1200 quanto a Forty-Eight Special trazem grafismos retrô no tanque. Eles remetem aos utilizados pela linha Sportster na década de 1970, quando a marca estava na mão da AMF (American Machine and Foundry). Há três cores para ambas as motos: preta, vinho e branca.

DIFERENÇAS

A Iron com motor V2 de 1.200 cm³ não faz parte da linha normal da marca. Ela ganhou, além do novo motor, uma cobertura sobre o farol e trocou o guidom curto por um do estilo Mini Ape, o popular “seca-suvaco”. O banco segue sendo apenas para o piloto, como na Iron 883.

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Já a Forty-Eight Special abusa da pintura preta e foge dos cromados da versão convencional. Além disso, o guidom curto e reto próximo ao tanque foi substituído. Ela traz um “Tallboy”, que é elevado como um Mini Ape, porém mais avançado.

Por enquanto não há previsão de chegada dos modelos a outros mercados da Harley-Davidson, como o Brasil.


Iron 1200
Forty-Eight Special
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.