Os sistemas semiautônomos de condução estão começando a se expandir fora do segmento de luxo. A próxima geração do Nissan Altima trará, opcionalmente, essa tecnologia.
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O Nissan Altima, que já foi vendido no Brasil, aqui foi posicionado como sedã “premium”. No entanto, nos Estados Unidos, trata-se de um modelo bastante generalista.
Por lá, o Nissan Altima é rival, por exemplo, do Camry. O sedã da Toyota é o carro de passeio mais vendido dos Estados Unidos.
O novo Nissan Altima será revelado no mês que vem, durante o Salão de Nova York, nos EUA. Seu sistema semiautônomo é chamado de ProPilot Assist.
Nos Estados Unidos, o sistema ProPilot Assist para o Altima é opcional. Ele também está disponível nos modelos Rogue e Leaf.
Trata-se de um sistema semiautônomo de nível dois. Isso significa que ele é capaz de assumir a condução do carro em alguns momentos.
No caso do ProPilot Assist disponível para o Nissan Altima, a tecnologia pode ser usada somente em rodovias. Ele é capaz de virar o volante, acelerar e frear sem participação do motorista.
Porém, o condutor deve estar sempre atento, já que o carro autônomo ainda não é permitido em nenhum país.
No Brasil, por ora há poucos modelos com nível 2 de automação. Todos são do segmento de carros de luxo.
Esse grupo inclui os Volvo XC60 e XC90, o Mercedes-Benz Classe E e o BMW Série 7. Outros a trazerem essa tecnologia são os Audi A4 e Q5.
O primeiro semiautônomo de nível 3 do mundo é o Audi A8. Revelado no ano passado, o sedã de luxo chega ao Brasil no fim de 2018.
Carros com sistema de automação nível 3 são capazes de dispensar o auxílio do motorista em mais situações. Os que podem dispensar o condutor em qualquer circunstância são os de nível 4. Por enquanto, só há protótipos com essa tecnologia.
A perspectiva é que os autônomos de nível 4 comecem a chegar às ruas nas próximas décadas.
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