A China anunciou o fim das restrições a montadoras estrangeiras, que até hoje não possuem participação majoritária em filiais no país. A medida, que era uma promessa do presidente Xi Jinping, vai ocorrer de forma progressiva até 2022.
A abertura econômica do setor será feita em três etapas. Já em 2018, a regra antiga não valerá mais para a produção de veículos elétricos e híbridos. A medida passa a abranger automóveis comerciais em 2020 e, por fim, carros particulares a partir de 2022.
Atualmente, grupos estrangeiros não podem deter mais de 50% de empresas do setor automotivo na China. Com isso, precisam se associar a companhias locais. Também a partir de 2022, estes grupos passam a poder investir em mais de duas coempresas no setor.
Apesar das restrições a montadoras, as marcas estrangeiras representaram 55% do mercado chinês no primeiro trimestre de 2018.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE PROMETEM BALANÇAR O MERCADO
1/10
Honda Civic Si
Quem um dia já viu um Ford Escort XR3 ou um Volkswagen Gol GTi das antigas sabe exatamente a sensação de topar com u novo Civic Si. Ele não é barato por R$ 159.900, mas tem 1.5 turbinado de 208 cv e quase nenhum concorrente
2/10
Honda Civic Si
Quem um dia já viu um Ford Escort XR3 ou um Volkswagen Gol GTi das antigas sabe exatamente a sensação de topar com u novo Civic Si. Ele não é barato por R$ 159.900, mas tem 1.5 turbinado de 208 cv e quase nenhum concorrente
3/10
Audi RS3
Ele custa R$ 329.990 na versão sedã ou hatch. Não é barato, mas tem motor 2.5 Turbo de 400 cv que gera um desempenho muito bom, praticamente intocável em seu segmento, principalmente na versão sedã
4/10
Audi RS3
Ele custa R$ 329.990 na versão sedã ou hatch. Não é barato, mas tem motor 2.5 Turbo de 400 cv que gera um desempenho muito bom, praticamente intocável em seu segmento, principalmente na versão sedã
5/10
Volvo Xc40
Moderno, estiloso e potente, com até 252 cv, este Volvo tem tudo para ser um sucesso de vendas. Seu preço inicial de R$ 169.950 a partir de julho também é um baita trunfo
6/10
Volvo Xc40
Moderno, estiloso e potente, com até 252 cv, este Volvo tem tudo para ser um sucesso de vendas. Seu preço inicial de R$ 169.950 a partir de julho também é um baita trunfo
7/10
Ford Mustang
Com preço de R$ 300 mil, o Mustang chega pela primeira vez ao Brasil trazido oficialmente pela Ford. Já na pré-venda ele foi mais comercializado que todos os seus concorrentes juntos
8/10
Ford Mustang
Com preço de R$ 300 mil, o Mustang chega pela primeira vez ao Brasil trazido oficialmente pela Ford. Já na pré-venda ele foi mais comercializado que todos os seus concorrentes juntos
9/10
Volkswagen Tiguan
Com preço de R$ 149.990 na versão de sete lugares, o novo Tiguan chega bastante competitivo em um segmento que tem poucos concorrentes, quase todos de marcas com bem menos concessionárias que a Volkswagen
10/10
Volkswagen Tiguan
Com preço de R$ 149.990 na versão de sete lugares, o novo Tiguan chega bastante competitivo em um segmento que tem poucos concorrentes, quase todos de marcas com bem menos concessionárias que a Volkswagen