A montadora Toyota retomou a liderança no ranking de satisfação dos clientes com o processo de vendas no Brasil. No ano passado, a marca, tradicional líder dessa lista, havia sido ultrapassada pela Hyundai-Caoa.
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O estudo SSI (Sales Satisfaction Index, ou índice de satisfação com vendas) é preparado anualmente pela consultoria J.D. Power. A edição de 2018 foi divulgada nesta terça-feira (29) pela empresa.
O SSI mostra o índice de satisfação do cliente brasileiro com o processo de compras oferecido pelas montadoras. O estudo, que está em seu sexto ano, realiza a análise sobre o processo de compras e entrega dos veículos.
É analisada a satisfação do cliente com cinco atributos: processo de entrega, negociação, test drive, instalação e vendedor.
O estudo foi realizado em fevereiro de 2018. A J.D. Power ouviu 4.387 proprietários de veículos novos no Brasil entre um e dois meses após a compra.
De acordo com a J.D. Power, o estudo apresentou recorde de satisfação na comparação com anos anteriores. “Para contornar as quedas nas vendas (em anos anteriores), as montadoras o trabalho de casa”, diz o diretor de operações da J.D. Power Brasil, Fabio Braga.
O SSI é realizado pela J.D. Power em diversos país.
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Montadora Toyota na ponta
A montadora Toyota obteve, de acordo com a J.D. Power, recorde no índice de satisfação. Em uma escala de mil pontos, teve 845.
A vantagem da montadora Toyota ante as outras marcas foi ampla. As demais fabricantes ficaram mais próximas em pontuação.
Atrás da montadora Toyota, ficou a Hyundai-Caoa (responsável pelos importados da marca e pela produção de Tucson e ix35), com 833.
A Hyundai-HMB (produz linha HB20 e Creta) somou 830 pontos. Com 828, a Nissan foi quarta colocada. A Honda ficou em quinto lugar (823), e foi seguida por Peugeot (816) e Jeep (813).
Os piores índices de satisfação
A nota de corte definida pela J.D. Power no estudo de 2018 foi 805. Montadoras que ficaram abaixo desta média já são consideradas piores no quesito satisfação com compras.
Sete montadoras ficaram abaixo na média no estudo de 2018.
A pior pontuação da pesquisa, 778 pontos, foi a da Fiat. Na base da pirâmide, o segundo lugar é da Renault (781), seguida pela Citroën (786).
A Mitsubishi (789) aparece no quarto lugar e a Chevrolet (799), em quinto. A Ford foi sexta (801) e a Volkswagen, sétima (803).