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Kawasaki Z900 RS tem preço divulgado
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Kawasaki Z900 RS tem preço divulgado

Kawasaki Z900 RS chega por R$ 48.990 com estilo retrô, motor foi remapeado para 109 cv

Redação

12 de jun, 2018 · 2 minutos de leitura.

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z900 rs
Kawasaki Z900 RS
Crédito:

A Kawasaki anunciou a chegada da Z900 RS para 1º de julho as concessionárias. O modelo, que será montado em Manaus (AM), teve o preço sugerido divulgado de R$ 48.990.

Baseada na naked Z900, o modelo remete ao visual da Z1, antiga esportiva da década de 1970. A pintura, modelo do tanque, estilo retrô do painel de instrumentos lembram a antecessora.

Com a mesma mecânica da Z900, a 900 RS passou por alterações no motor quatro cilindros de 948 cm³. Se na naked ele entrega 125 cv e 10,1 mkgf, na 900 RS são 109 cv e 9,7 mkgf. A transmissão é de seis velocidades.

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Conjunto da Z900 RS

De série, a RS traz suspensão dianteira invertida com ajustes, pinças de freio monobloco e embreagem assistida deslizante. Há controle de tração com dois níveis que pode ser desligado. A suspensão traseira é monoamortecida com ajuste de pré-carga e retorno. Os manetes de freio e embreagem tem ajuste de distância, seis e cinco, respectivamente.

Nova é a ergonomia em relação a Z900. Com novo posicionamento de pedaleiras e guidom plano e mais largo. As manoplas estão 30 mm mais afastadas uma das outras, 65 mm mais altas e 35 mm mais recuadas para perto do piloto.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.