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Pedágios automáticos em SP não terão mais cancelas
Legislação

Pedágios automáticos em SP não terão mais cancelas

Passagem por pedágio automático não terá mais cancelas para aumentar a segurança

Redação

21 de jun, 2018 · 2 minutos de leitura.

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pedágio
PEDÁGIO JÁ SEM CANCELA NA RODOVIA IMIGRANTES. Crédito: VALERIA GONÇALVEZ/ESTADÃO
Crédito:

Quem passar pelas praças de pedágio nas rodovias de São Paulo vai notar uma diferença. Agora, as passagens de pedágio automáticas não terão mais cancelas. O projeto de Lei nº 940/2015 do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) entrou em vigor no último dia 18.

Segundo o texto, a ideia é que se aumente a segurança dos passageiros dos veículos. A proposta é evitar os acidentes que já ocorrem, como colisões traseiras ou engavetamentos. Esse tipo de acidente acontece quando a cancela não sobe por não ler o tag do carro. No texto, o deputado lembra ainda sobre casos em que houve até óbito por acidentes em que a cancela não subiu.

A justificativa, segundo o deputado, é que as cabines automáticas já contam com um sistema que indica a velocidade do veículo e também o registro fotográfico em caso de evasão de pedágio. Tornando a cancela desnecessária.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.