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Kawasaki Ninja H2 SX chega às lojas em agosto
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Kawasaki Ninja H2 SX chega às lojas em agosto

Kawasaki Ninja H2 SX é versão touring com motor supercharged de 210 cv; preço é de R$ 129.990

Redação

16 de jul, 2018 · 4 minutos de leitura.

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kawasaki ninja
Kawasaki Ninja H2 SX SE
Crédito:

A família Kawasaki Ninja está crescendo no Brasil. A marca está trazendo ao país a H2 SX, versão sport touring da esportiva H2. O modelo chega às revendas em agosto por R$ 129.990, importada do Japão na variante SE (Special Edition), que traz pintura nas cores preta e verde. Será um único lote do modelo oferecido.

Os diferenciais da H2 SX para a H2 é a posição de pilotagem, mais confortável e ereta, o banco mais confortável para garupa, além das malas laterais. Para garantir mais espaço, a H2 SX tem um entre-eixos 25 mm maior. Outra mudança foi no ângulo de cáster de 27º para 30º, o que aumenta a capacidade de esterço.

Em relação a sua antecessora, a ZX-14R, a H2 SX está 13 kg mais leve – são 260 kg. O motor foi realocado para aumentar a inclinação em 2º para a frente e manter o centro de gravidade reduzido.

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O painel de instrumentos é de TFT (digital colorido) com ajuste de brilho da tela e dois modos de exibição: Sport e Touring. O primeiro reduz as informações às mais necessárias e o segundo oferece mais dados.

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Motor melhorado

O propulsor de 998 cm³ e quatro cilindros é a segunda geração do supercharged da companhia. As novidades são mudanças na admissão, comando de válvulas, câmara de combustão e uma turbina inédita. A proposta é que o motor tenha um melhor comportamento, entregando mais força em baixas rotações.


Esse motor rende 200 cv a 11.000 rpm ou 210 cv, em movimento, quando o sistema de admissão (Ram air) envia mais ar frio para dentro das câmaras. O torque é de 14 mkgf a 9.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades.

Eletrônica

De série, a Ninja H2 SX traz a Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos. O sistema controla a intervenção do sistema de tração (3 níveis), freios ABS nas curvas e a entrega de potência com a moto inclinada.

Há ainda controles de largada, freio-motor e de velocidade, sistema que evita que a moto empine (anti-wheeling) e três modos de condução (Full, middle e low) que entregam 100% dos 200 cv, 75% (150 cv) e 50% (100 cv).


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.