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FXDR 114 é nova custom estilosa da Harley-Davidson
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FXDR 114 é nova custom estilosa da Harley-Davidson

Nova Harley-Davidson substitui antiga V-Rod e tem motor V2 de 1.900 cm³ e visual clássico

José Antonio Leme

29 de ago, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Custom recém lançada tem motor V2 e pesa 303 quilos
Crédito:Foto: Harley-Davidson/Divulgação
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A Harley-Davidson acaba de apresentar a inédita FXDR 114. O modelo faz parte da linha Softail, tem estilo esportivo e ocupará a vaga da V-Rod, que deixou de ser feita em 2017. A novidade é uma das 100 estreias que a marca lançará até 2027.

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Além do chassi da Softail, a nova moto traz o motor Milwaukee-Eight 114, o maior da marca. Trata-se de um V2 com arrefecimento misto (ar e líquido) de 1.868 cm³ e 16,5 mkgf (a Harley não revela a potência). O câmbio tem seis velocidades.

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Para deixar a moto o mais leve possível, os engenheiros desenvolveram uma balança de alumínio na roda traseira. Essa peça pesa 5 kg a menos que a feita de aço.

O metal leve foi utilizado ainda nas rodas e subchassi, resultando na redução de 3 kg. Como os para-lamas também são feitos de material leve, o peso da FXDR 114 em ordem de marcha é de 303 kg.

Se por um lado há itens com visual discreto, outros são feitos para chamar (muito) a atenção. É o caso do enorme filtro de ar do motor e do escapamento duplo, que além de ser mais largo na ponta, tem formato retangular.


O banco serve apenas ao piloto. Com isso, o visual da moto ficou mais limpo e a rabeta, bem curta.
O formato do guidom lembra o de modelos de arrancada. O conjunto tem dois semiguidões virados para cima e fixados na ponta das bengalas de suspensão.

Sem a ligação central da mesa ocupando espaço, foi possível adotar um painel digital minimalista. Além disso, faróis e luzes das setas e das lanternas são de LEDs.

Harley é boa de guiar

A posição dos pedais, apoios para os pés e escapamento é elevada. O resultado, segundo informações da Harley-Davidson, é que a FXDR 114 tem os melhores ângulos de inclinação da linha Softail. São 32,6° para a esquerda e 32,8° para a direita.


A roda dianteira, de 19 polegadas, é calçada com um pneu de 120 mm. Na traseira, em outra clara inspiração nas motos de arrancada, a roda de 18” recebeu um pneu de 240 mm.

Os freios, com antitravamento ABS, são a disco. Na frente o sistema é duplo de 300 mm e atrás, simples de 292 mm.

A suspensão traseira é do tipo monoamortecida. O conjunto fica instalado sob o banco e traz reservatório externo de óleo para o ajuste de pré-carga. Na dianteira, o sistema é do tipo invertido e tem cartuchos simples.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.