Você está lendo...
Royal Enfield traz série limitada Pegasus ao Brasil
Lançamentos

Royal Enfield traz série limitada Pegasus ao Brasil

Baseada na Classic 500, Royal Enfield Pegasus terá 60 unidades disponíveis no Brasil a R$ 24.900 e remete a modelo da Segunda Guerra Mundial

Redação

25 de set, 2018 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

pegasus
Royal Enfield Pegasus. CRÉDITO: ROYAL ENFIELD/DIVULGAÇÃO
Crédito:

A Royal Enfield anunciou a chegada da série limitada Pegasus ao Brasil. O modelo é inspirado pela RE/WD 125, conhecida como Flying Flea, criada para o exército britânico na Segunda Guerra Mundial.

Limitada a 1.000 unidades no mundo, 60 delas reservadas para o Brasil, o modelo terá preço de R$ 24.900. Baseada na Classic 500, a Royal Enfield Pegasus tem visual inspirado na Flying Flea. Ela traz dois alforjes laterais, numeração como de registro de veículos de guerra e a insígnia Pegasus no tanque. Estará disponível em duas cores: verde ou marrom.

A mecânica é a mesma da Classic 500 também. Um motor monocilíndrico de 499 cm³ que rende 27,2 cv a 5.250 rpm e 4,2 mkgf a 4.000 rpm. A transmissão tem cinco velocidades. Ela tem freio a disco, simples, nas duas rodas com ABS. Na frente são 280 mm, atrás 240 mm.

Publicidade


Venda online

A venda dos modelos será realizada via site. Um hotsite foi criado para a série especial e pelas inscrições será estipulada a ordem de compra. Além disso, a Royal Enfield irá fornecer uma linha de roupas e equipamentos que fazem parte da edição limitada com a insígnia Pegasus.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.