Milão, centro financeiro da Itália, mais uma vez se transforma na capital da moto. A cidade recebe entre 8 e 11 de novembro a 76ª edição do EICMA (Esposiozione Internazionale Ciclo e Motociclo). Ou simplesmente Salão de Motos de Milão, o maior evento do setor de duas rodas do mundo.
A Yamaha aproveitou o salão para revelar a aguardada versão final da nova Ténéré 700, entre outras novidades para o mercado europeu. A moto aventureira usa o mesmo motor bicilíndrico de 689 cc e 75 cv da naked MT-07, que é vendida no Brasil. Porém, tem uma ciclística mais robusta. O quadro do tipo berço duplo em aço é sustentado por suspensões de longo curso – 210 mm no garfo dianteiro invertido e 200 mm no monoamortecedor traseiro – com rodas raiadas, calçadas com pneus de uso misto com câmara.
O aro de 21 polegadas, na dianteira, e 18, na traseira, revelam sua vocação para o fora-de-estrada. Os freios têm discos duplos na dianteira e um disco simples, na traseira. Com sistema ABS que pode ser desligado. O painel estilo “rally” é totalmente digital. “Buscamos no nosso passado off-road e nos ralis africanos a inspiração para a nova Ténéré”, declarou Eric de Seynes, presidente da Yamaha Motor na Europa.
Nova Ténéré só em 2019
A nova Ténéré 700 herdou o design do conceito T7, apresentado em 2016. Com um conjunto óptico formado por quatro faróis de LED na dianteira e uma carenagem transparente. Projetada para longas viagens, a Ténéré 700 conta com tanque de 16 litros de capacidade e promete mais de 350 km de autonomia.
A nova Ténéré 700 só chega ao mercado europeu no segundo semestre de 2019. Ou seja, quase como modelo 2020. Ainda não há data e nem previsão para o modelo desembarcar no Brasil.