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Espanha quer banir carros a gasolina e diesel até 2040
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Espanha quer banir carros a gasolina e diesel até 2040

Governo espanhol irá apresentar plano para proibir venda de carros movidos a combustíveis fósseis; Espanha se juntará a outros países europeus que já mostraram intenções

Redação

15 de nov, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Proposta do Primeiro Ministro espanhol será apresentada a parlamento ainda em 2019
Crédito:Foto: Susana Vera/Reuters
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A Espanha está considerando proibir a circulação de todos os carros com motores a combustão interna a partir de 2040. A medida servirá para combater a poluição do ar na Europa e alinhar o país às normas mais rígidas de outros países da União Europeia.

Recentemente, França e Inglaterra avançaram nos planos de banir carros movidos a gasolina ou diesel das ruas do país. Londres deverá proibir a circulação desses veículos um pouco antes, em 2032. A Dinamarca já vai impedir a circulação de carros com motor a combustão em 2030.

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Parlamento espanhol votará ainda esse ano

O primeiro ministro da Espanha Pedro Sanchez espera apresentar a nova lei ao parlamento ainda em 2018. Entre os objetivos está diminuir a emissão de gases de efeito estufa em 20% ante os números de 1990 até 2030 e em até 90% até 2050.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.