O sedã Toyota Corolla está carregando seu segmento nas costas. De 2009 para 2017, a participação da categoria no mercado não mudou. Ficou em torno de 7%.
No entanto, a participação de cada modelo no segmento de sedãs médios é agora completamente diferente. Em 2009, o sedã Toyota Corolla e o Honda Civic estavam praticamente empatados.
Além disso, havia outros representantes importantes, além do trio Corolla-Civic-Cruze. Porém, em 2017, o sedã Toyota Corolla representou mais de 40% das vendas de segmento.
Enquanto isso, a participação de mercado da concorrência despencou. Embora o segmento tenha muitos integrantes, poucos têm vendas representativas.
No vídeo, a jornalista Rafaela Borges mostra o que é bom e o que é ruim no carro. Além disso, falamos com proprietários do modelo para desvendar porque ele faz tanto sucesso.
Há personagens que já tiveram mais de cinco exemplares do Corolla. E pretendem comprar um da próxima geração.
A reportagem em vídeo tem produção e fotografia de Bruno Nogueirão, da TV Estadão. A versão que aparece no vídeo é a XRS, que voltou à linha com a reestilização do sedã Toyota Corolla, no ano passado.
Vale lembrar que, no ano que vem, o Corolla terá nova geração. Será que vai fazer o mesmo sucesso?
Sedã Toyota Corolla – preços
GLi couro – R$ 90.990
XEi – R$ 105.990
XRS – R$ 111.990
Altis – R$ 118.990
Toyota Corolla 2.0 – ficha técnica
Motor – 2.0, 4 cilindros, 16V, flexível
Aspiração – Natural
Alimentação – Injeção multiponto
Potência – 154 cv (E)/143 cv (G) a 5.800 rpm
Torque – 20,7 mkgf (E)/19,4 mkgf (G) a 4.800 rpm
Câmbio – CVT, com sete marchas virtuais
Acoplamento – conversor de torque
Tração – dianteira
Suspensão dianteira – Independente
Suspensão traseira – Eixo de torção
Freios dianteiros – Discos ventilados
Freios traseiros – Discos sólidos
Comprimento – 4,62 metros
Entre-eixos – 2,7 metros
Largura – 1,76 metro
Altura – 1,48 metro
Porta-malas – 470 litros
Peso – 1.315 quilos
Tanque de combustível – 60 litros
Consumo com etanol (km/l) – 7,2 (urbano)/10,6 (rodoviário)
Consumo com gasolina (km/l) – 8,8 (urbano)/12,6 (rodoviário)
FONTE: TOYOTA