T-Cross vai mudar os conceitos sobre carro conectado
T-Cross estreia o VW Connect, recurso de conectividade revolucionário que permitirá transformar seu automóvel em assistente pessoal
O VW T-Cross será o SUV mais surpreendente do mercado, em termos de design, conforto, desempenho e segurança. Mas qualquer automóvel moderno precisa se destacar também em outro aspecto, tão importante quanto os outros mencionados: a conectividade.
Permitir que o motorista tenha acesso ao conteúdo de seu smartphone sem desviar a atenção do trânsito, realizando chamadas por meio do comando de voz, ouvindo novas mensagens de e-mail ou aplicativos ou simplesmente ouvindo músicas por streaming deixou de ser comodidade restrita a modelos mais sofisticados e de luxo e já se tornou recurso presente em automóveis modernos. Mas o novo SUV vai muito além.
Um dos destaques do T-Cross é o sistema de infotainment Discover Media, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tela sensível ao toque de 8 polegadas. De manuseio simples e intuitivo, o equipamento é um dos melhores em conectividade disponíveis no mercado. O mapa contido no sistema e a lista de músicas escolhidas pelo condutor podem ser exibidos no quadro de instrumentos 100% digital Active Info Display.
Este equipamento de última geração mostra instrumentos virtuais, em que o usuário pode personalizar a tela de 10,25 polegadas de acordo com a sua preferência. Quer deixar as informações do navegador maiores? Não tem problema: velocímetro e conta-giros são deslocados para as extremidades do quadro, aumentando o mapa. Deseja que as imagens do mapa sejam exibidas em 3D? Também é possível. Ou, se preferir, mantenha a configuração clássica com os instrumentos maiores e o monitor do computador de bordo ao centro. É questão de gosto.
Outra novidade é o Seletor de Perfil de Condução. Por ele, o motorista pode ajustar as respostas do carro entre os modos Normal, Ecológico, Esportivo ou Individual. Se a preocupação é com a economia, basta o condutor selecionar o modo Ecológico. Uma tocada mais “apimentada” pode ser obtida no modo Esportivo, enquanto no Individual o usuário combina as características desejadas. Tudo isso apenas acionando um botão no painel.
Quatro conexões do tipo USB (duas na frente e duas atrás) garantem energia para telefones e outros gadgets. Todas as versões do T-Cross contarão com o prático suporte para celular localizado no centro do painel (com tomada USB de carregamento rápido). O modelo também pode contar com sistema Kessy de chave presencial, que destrava automaticamente as portas do carro por aproximação e inclui partida por botão.
T-CROSS SE TRANSFORMA EM ASSISTENTE PESSOAL
O T-Cross – assim como o Novo Polo, o Virtus, o Tiguan Allspace e o Novo Jetta – oferece o Manual Cognitivo, recurso que utiliza inteligência artificial para responder, de forma prática e didática, questões sobre o veículo, como dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos ou perguntas técnicas. Baseado no sistema IBM Watson, o Manual Cognitivo proporciona uma nova experiência tecnológica aos consumidores, uma vez que basta perguntar ao programa (por meio do celular) para ter as dúvidas esclarecidas.
Outra grande atração do novo SUV é o VW Connect, sistema inédito no Brasil que, por meio de um dispositivo instalado no carro, permite que seu smartphone se conecte a ele. A partir daí, as principais informações do veículo são acessadas pelo celular, como placa, número do chassi, estado da bateria, quilometragem etc. A principal vantagem é que o VW Connect passa a coletar e atualizar os dados do T-Cross, para que o motorista possa utilizá-lo da melhor maneira.
Por exemplo: é possível conferir um resumo dos percursos (no período desejado) com dia e horário dos deslocamentos, quilometragem completada, média de consumo, custo de cada viagem e até o motivo de cada uma (negócios, estudos, lazer etc).
Tem mais: durante os percursos, o VW Connect grava informações como rotação do motor, aceleração, frenagens, temperatura do motor e velocidade média para criar uma análise sobre o estilo de condução do motorista, que pode saber, a partir disso, como dirigir de maneira mais eficiente.
Outra praticidade é que o VW Connect não apenas informa o nível de combustível no tanque, como calcula a autonomia e o custo de seus deslocamentos. Também é possível criar uma planilha com as informações sobre abastecimentos, com preços, datas e locais. Se desejar, o consumidor pode incluir os pneus no aplicativo (marca, medida e quilometragem). A partir daí, o programa vai lembrá-lo da necessidade de manutenção (rodízio) ou troca, em função da quilometragem.
O sistema que estreia no T-Cross permite ainda que o proprietário selecione a sua concessionária ou oficina autorizada preferida para deixá-la registrada no aplicativo. Se o carro apresentar algum sinal de defeito (uma luz que acendeu no painel, por exemplo), o aplicativo entra em contato com a concessionária para agendar o serviço de manutenção – após a autorização do usuário.
O aplicativo VW Connect também pode informar o local onde o carro foi estacionado, além do horário. Esse recurso não só facilita a vida dos mais distraídos, como possibilita criar alertas sobre os períodos de estacionamento. Isso ajuda a evitar multas em ruas com controles de horário. Além disso, o sistema permite compartilhar o local onde o T-Cross está estacionado pelo celular, permitindo que outra pessoa utilize o veículo.