Svartpilen, uma palavra sueca, em português significa flecha preta. Assim também é chamada a scrambler (retrô com apelo off-road) da Husqvarna (marca que atualmente faz parte do grupo austríaco KTM).
Importada da Áustria, a moto tem preço de R$ 49.900. O valor alto é justificado pela exclusividade, já que pequenos lotes vêm ao País, e à qualidade dos componentes. A começar pelo bom motor.
O monocilíndrico de 373 cm3 rende 44 cv e 3,7 mkgf. Os números são honestos, mas o grande destaque é a quase ausência de vibração.
Para obter esse resultado, a Husqvarna adotou um sistema de contrabalanço que neutraliza a típica vibração de monocilíndricos de maior capacidade cúbica.
Com a eletrônica, consegue garantir torque em quase todas as faixas de rotação e resposta ágil e linear do acelerador. O câmbio de seis marchas tem engates fáceis.
A posição de guiar é agradável, com guidom largo, mas para pilotos com mais de 1,8 metro de altura, a moto é pequena, apesar de isso deixá-la mais ágil.
As suspensões da WP são boas e mais voltadas para o conforto, mas têm firmeza adequada para lidar com estradas sinuosas sem sustos. Os pneus mistos passam bastante segurança e aderência.
Os freios são da marca Brembo e têm bom funcionamento. Com discos simples, de 320 mm na frente e 230 mm atrás, atendem bem ao tamanho e peso da motocicleta (150 kg) na hora de realizar a frenagem.
Visual da moto Husqvarna
O estilo da Svartpilen é nota dez, trazendo um misto de retrô com futurismo em cada detalhe. Lanterna e farol são de LEDs. O banco é minimalista e o garupa só se segura na cintura do piloto. O painel digital simples, mas completo, não destoa do restante da moto.
Ficha técnica
Preço
R$ 49.990
Motor
373 cm³, 1 cil., 4V, gasolina
Potência (cv)
44 a 9.500 rpm
Torque (mkgf)
3,7 a 7.000 rpm
Câmbio
6 marchas
Peso
150 quilos
FONTE: Husqvarna