Blog do Boris

Carro 1.0: você ainda torce o nariz para ele?

O motor de 1.000 cm³ passou por ascensão e queda. Mas voltou reformulado, repotenciado e quites com as exigências ambientais

Boris Feldman

02 de set, 2020 · 6 minutos de leitura.

Uno" >
Fiat Uno Mille
Crédito: Fiat/Divulgação

Era fraquinho e andava se arrastando principalmente quando carregado. Velocidade máxima? 135 km/h. Mas o Uno Mille marcou o início de uma revolução da nossa indústria automobilística. Foi lançado em 1990, quando a Fiat se aproveitou de uma redução de 50% do IPI (para apenas 20%) para carros até 1.000 cm³ de cilindrada e o primeiro a se habilitar ao incentivo.

Não foi tarefa difícil para os engenheiros de Betim, pois bastou reduzir a cilindrada do Uno, de 1.050 para 1.000 cm³. A marca italiana ganhou rapidamente o mercado pois as outras fábricas tiveram de fazer verdadeira ginástica para equipar seus compactos com motores de 1.000 cm³, equipados com os 1.3, 1.5 ou 1.6.

VEJA TAMBÉM:

Publicidade


As potências eram baixas, no entorno de 50 cv e, com exceção do Uno, muito pesados e não concebidos para um motor tão raquítico. Mas o desempenho era medíocre em todos eles.

Em 1993, o governo Itamar Franco eliminou de vez o IPI (caiu de 20% para 0,1%), e surgiu então o chamado “carro popular”. Bem chinfrinzinho, desprovido de acessórios, simples e barato. Um incentivo que reduziu substancialmente seu preço de tabela e decisivo num país em que sempre se pagou imposto escorchante pelo automóvel.

As vendas foram crescentes mas o conceito do “popular” foi se desvirtuando, com as fábricas incrementando-os de acessórios, equipamentos, sofisticação e maior potência. Os motores foram evoluindo, recebendo novas tecnologias, turbo, compressor e chegaram a dispor de cerca de 100 cv sob o capô.


Recorde de vendas

Embora previsto para durar até o final de 1996, o incentivo foi eliminado no início de 1995 e o IPI subiu para 7%. Mesmo assim o segmento do “popular” continuou crescendo e chegou a virar uma aberração, ganhando fatias cada vez maiores do mercado nas duas décadas seguintes. As vendas atingiram seu  pico em 2001, com inacreditáveis 70% de todo o mercado brasileiro de automóveis.

Com a crise financeira que abalou o Brasil e o mundo, o governo voltou a reduzir o IPI (para zero) em 2008, com o intuito de estimular o crescimento da indústria. As vendas reagiram e os “populares” voltaram a representar 50% do mercado.

Mas o IPI retornou aos 7% em 2010 e a diferença de preço entre um 1.0 e o 1.3 ou 1.4 já não era tão significativa. O mercado foi percebendo ser mais vantajoso um carro com maior cilindrada, mais potente e ágil, sem consumir necessariamente mais que o 1.0.


Em certas situações, o motorista tinha que afundar tanto o pé direito que o “popular” se revelava mais beberrão que os demais. Suas vendas foram declinando, chegaram a apenas 40% e continuariam decrescendo não fosse o plano Inovar Auto, que vigorou de 2013 a 2017, estimulando o aumento da eficiência energética dos modelos nacionais.

Coincidiu com uma tendência de redução de cilindrada (downsizing) adotada por toda a indústria automobilística mundial. A ideia era reduzir consumo e emissões com motores de menor cilindrada, mantendo entretanto o desempenho a partir de tecnologia de ponta.

E assim, acidentalmente, o motor de 1.000 cm³ voltou à berlinda, em geral reduzido de quatro para três cilindros. Dotado, entretanto, de turbina, injeção direta, eixos de comando variáveis e outros recursos mecânicos e eletrônicos. Além disso, equipando carros com transmissão automática, direção assistida, ar condicionado e outros confortos.


Os motores 1.0 da Volkswagen, por exemplo, chegam a desenvolver hoje 130 cv e, além de compactos, equipam até carros médios como o Golf, Virtus e até os SUVs Nivus e T-Cross.
Os “ex-populares”  estão prestes a dominar novamente o mercado brasileiro pois sua fatia de participação nas vendas cresceu de 33% em 2016 para 47% no primeiro semestre deste ano.
Depois de sua ascensão pelo preço e queda pelo fraco desempenho, o motor 1.0 voltou à baila pela tendência mundial de menores cilindradas (downsizing) para redução de consumo e emissões. O raquítico 1.0 de 30 anos atrás acabou se impondo pela tecnologia e ninguém torce mais o nariz para ele.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.