Blog do Boris

Mais 10 macetes que (quase) nenhum motorista conhece

Já falei de 10 macetes que (quase) nenhum motorista conhece... Agora, trago outras dicas que podem ser muito úteis

Boris Feldman

22 de abr, 2019 · 7 minutos de leitura.

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Já falei de 10 macetes que (quase) nenhum motorista conhece… Agora, trago outras dicas.

“Joga a chave coração!”

Dono do carro sai correndo de casa, atrasado. Chega na rua, lembra ter deixado a chave no apartamento, no segundo andar. Grita para a mulher, que estava na janela: “Joga a chave, coração!”. Dito e feito, ela joga, ele pega a chave que caiu no chão.

Mas, quem disse que ela liga o carro? É que, com a pancada, ela provavelmente se desconfigurou, não “conversa” mais nem é reconhecida pela central eletrônica. Na próxima vez, melhor voltar correndo e buscá-la pessoalmente.

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Teste do lápis

Vidro elétrico virou exigência. Se o carro não vem de fábrica com ele, o dono manda instalar e aí mora o perigo: nem todos no mercado paralelo contam com o dispositivo anti-esmagamento. Que faz o vidro parar (e voltar) assim que, ao subir,  encontra um obstáculo. Que pode ser o pescoço de uma criança que o acionou inadvertidamente.

Depois de acidentes (inclusive fatais) com crianças, o dispositivo tornou-se obrigatório. E qui vem um dos macetes: para testar, atravesse um lápis ou caneta lá no alto da janela e acione o vidro. Ele tem que voltar quando encontra o lápis.

Fechar o capô

Tem macete até para fechar o capô? Sim: correto é soltá-lo de uns 20 ou 30 cm de altura para se fechar com o próprio peso. Errado é descê-lo até encostar no fecho e aí forçá-lo para baixo com as mãos, para o encaixe final. Depois não se sabe porque aparecem uns amassadinhos…


Vidro elétrico: como checar?

Você está desconfiado de o vidro elétrico estar subindo muito lentamente. Como saber se tem ou não algum problema? Se está lento de fato? Acione o vidro com um cronometro (do celular…). O prazo máximo para chegar no topo é de cinco segundos. Passou disso, pode levar para a oficina…

Na terra

Carro na estrada de terra acaba de ser ultrapassado e recebe nuvens de poeira. Inevitável parte dela entrar por alguma fresta, mas dá para – pelo menos – atenuar o problema.

Como? Mais um dos macetes: ligando a ventilação com máxima intensidade, pois este ar forçado vai procurar sair por algum lugar: o mesmo por onde entra a poeira, que encontra assim uma força contrária.


Adesivos

Você não foi candidato a nada, mas seu carro foi “decorado” com vários adesivos. Como retirá-los sem danificar a pintura? Esquentando-os com um secador de cabelo, que “derrete” a cola e facilita a remoção.

Olho no túnel

Aviso de túnel à frente. Nem todos são iluminados e a vista demora a se acostumar com a escuridão. Macete: feche um dos olhos algum tempo antes do tunel e, ao entrar, feche o que estava aberto e vice-versa. Olho fechado se acostuma mais rapidamente com a baixa iluminação.

Arame?

Sim, é exatamente a “ferramenta” que se recomenda para desobstruir os drenos (furos) que evitam o acúmulo de água no interior das portas dos automóveis. E também das tampas traseiras de hatches, peruas e SUV´s.


Esta água se percebe pelo barulho que provoca quando se acelera ou freia o carro. E, se não drenada, é oxidação (ferrugem) da carroceria, na certa. A obstrução é provocada por acúmulo de poeira, terra, areia ou outras sujeiras.

Vou ou não vou?

Motorista diante de um trecho alagado: passo ou não? Regrinha básica para seguir em frente sem receio é verificar se a água não ultrapassa a metade da roda. Acima disso, é uma dúvida.

De qualquer maneira, engate antes uma marcha forte (primeira ou segunda), pise firme e não tire o pé do acelerador até chegar do outro lado.


Câmbio travado no Parking

Tranco ao desengatar o “P” do câmbio automático? Mais um dos macetes… A regrinha básica para estacionar um automático na ladeira é acionar primeiro o freio de estacionamento e só depois engatar a alavanca no “P” (de Parking). Para evitar o tranco pois o peso do carro estava “dependurado” no câmbio. E operação inversa ao sair.

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