SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Blog do Boris

Stock Car: começou no último fim de semana a maior mentira das pistas brasileiras

Mais uma temporada com nossos melhores pilotos ao volante de Cruzes que não são Chevrolets e Corollas que não são Toyotas

Boris Feldman

27 de jul, 2020 · 6 minutos de leitura.

" >
stock-car-corolla-cruze-velo-citta_Duda_Bairros-1
Crédito: Duda Bairros/Divulgação

A Stock Car é uma disputa emocionante com automóveis especialmente preparados e que tem como ponto alto o equilíbrio de desempenho. O público vibra com pilotos do naipe de Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Cacá Bueno, Daniel Serra, Nelson Piquet Jr e muitos outros disputando palmo a palmo o pódio da mais prestigiada categoria do automobilismo brasileiro.

A Stock Car existe desde 1979. As primeiras temporadas contavam com organização e patrocínio da GM e só corriam Opalas especialmente modificados para as pistas. Depois, vieram outros Chevrolets, mas abandonada a ideia do carro original preparado: tornou-se uma “casca” envolvendo um carro de corrida.

Em 2003, a GM se afasta da organização abrindo espaço para outras marcas. Além dos “pseudo” Chevrolets, entraram também no esquema mentiroso simulacros de Peugeot 307, Mitsubishi Lancer e VW Bora.

Publicidade


VEJA TAMBÉM:

Todos com as entranhas rigorosamente idênticas, escondendo sob uma carroceria de plástico num chassis tubular, motor (V8 norte-americano), câmbio, suspensão, freios e direção preparados por empresas especializadas.  Nenhum parafuso sequer semelhante ao modelo original,  apenas seu logotipo na grade.

O equilíbrio da disputa deu relevância à Stock Car e incentivou o público (nas arquibancadas ou pela tevê) a torcer por suas “marcas”. Na verdade, eram carros de competição procurando levar ao mercado a ideia de estar na pista o mesmo modelo do show-room com algumas adaptações.


As outras marcas desistiram, mas a GM voltou – em 2017 – a investir pesado na categoria, com todos os pilotos ao volante do mesmo “Cruze” com motor V8 de 5,7 litros, 550 cv, e que, de Chevrolet, só tem a gravatinha na grade.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.