A Stock Car é uma disputa emocionante com automóveis especialmente preparados e que tem como ponto alto o equilíbrio de desempenho. O público vibra com pilotos do naipe de Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Cacá Bueno, Daniel Serra, Nelson Piquet Jr e muitos outros disputando palmo a palmo o pódio da mais prestigiada categoria do automobilismo brasileiro.
A Stock Car existe desde 1979. As primeiras temporadas contavam com organização e patrocínio da GM e só corriam Opalas especialmente modificados para as pistas. Depois, vieram outros Chevrolets, mas abandonada a ideia do carro original preparado: tornou-se uma “casca” envolvendo um carro de corrida.
Em 2003, a GM se afasta da organização abrindo espaço para outras marcas. Além dos “pseudo” Chevrolets, entraram também no esquema mentiroso simulacros de Peugeot 307, Mitsubishi Lancer e VW Bora.
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Todos com as entranhas rigorosamente idênticas, escondendo sob uma carroceria de plástico num chassis tubular, motor (V8 norte-americano), câmbio, suspensão, freios e direção preparados por empresas especializadas. Nenhum parafuso sequer semelhante ao modelo original, apenas seu logotipo na grade.
O equilíbrio da disputa deu relevância à Stock Car e incentivou o público (nas arquibancadas ou pela tevê) a torcer por suas “marcas”. Na verdade, eram carros de competição procurando levar ao mercado a ideia de estar na pista o mesmo modelo do show-room com algumas adaptações.
As outras marcas desistiram, mas a GM voltou – em 2017 – a investir pesado na categoria, com todos os pilotos ao volante do mesmo “Cruze” com motor V8 de 5,7 litros, 550 cv, e que, de Chevrolet, só tem a gravatinha na grade.
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