O que acontece em Las Vegas não fica mais em Las Vegas

As novidades tecnológicas mostradas na CES, em Las Vegas, estão chamando a atenção do mundo inteiro

Crédito: Marcas apostam cada vez mais em interiores como área de convivência, como o Vision iNext, da BMW. Foto: BMW/Divulgação

A chave virou. Não, nada disso. Vamos começar de novo: como as chaves estão desaparecendo dos automóveis e precisam “virar” cada vez menos para ligar o motor, digamos que o botão mudou. Num passado muito recente, diante de algum lançamento de automóvel, esperávamos por informações como potência do motor, quantas marchas ele tinha e quantos segundos ele precisava para chegar a 100 km/h. Pois a Consumer Electronic Show, CES, que começou ontem e vai até sexta-feira, dia 11, em Las Vegas, nos EUA, esse tipo de informação não tem mais relevância. Ou tem muito menos do que tinha antes.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

+ Hyundai leva Mobis a Las Vegas 

Continua depois do anúncio

+ Nissan mostra avatares na CES

Diversas marcas de automóveis invadiram a maior feira de eletrônicos e tecnologia do mundo para exibir suas propostas de automóveis para o futuro. É o caso de BMW, Mercedes-Benz, Audi, Hyundai, Kia, Ford e Nissan. O que acontece em Las Vegas não fica mais em Las Vegas.

Os carros que, entre outras coisas, andam sozinhos, têm motores elétricos, mudam de cor de acordo com o humor do motorista e transformam-se em salas de cinema 4D atraem a audiência de um público muito mais amplo.


O prazer de dirigir e o prazer de não dirigir

Cada vez mais, o prazer de dirigir está perdendo espaço para o prazer de não dirigir, gostemos ou não. Daí os conceitos que investem em ambiente de convivência. Antes o interior do carro era chamado de “cabine”. Agora fala-se em sala de estar.

Nem só de aficionados por automóveis vive a CES. Muito pelo contrário. Quem vai lá quer ver tecnologia. E tecnologia de ponta aparece em produtos caros. É aí que entram os veículos. Pelo alto custo, automóveis normalmente são capazes de absorver os custos de novas tecnologias – que são altos.

E como ficam os carros dos ‘puristas’?

Na segunda-feira, dia 14, começa o Salão de Detroit, na fria Michigan. E os organizadores do mais tradicional salão do EUA devem estar se desdobrando para conseguir sair da sombra do CES. Afinal, cada vez mais as pessoas querem saber o que o carro tem atrás da porta, não debaixo do capô. Um smartphone que ande é muito mais bem-vindo que um V8. Quem será que ganha na disputa entre Detroit e Las Vegas? O clima é de cassino. Façam suas apostas.


Mais Artigos

Férias são férias, a menos que apareça um Alfa Stelvio camuflado no caminho…

De repente, um Alfa Stelvio disfarçado apareceu na estrada, interrompendo momentaneamente as férias. Então, ao trabalho. Os Alpes italianos não vão sair de lá

Como o calor europeu afetou os carros

A onda de calor que atingiu a Europa na semana passada prejudicou não somente as pessoas, mas também os carros

Ford Ranger não tem medo do enfrentamento

Na prévia do lançamento da linha 2020 da Ranger, a Ford colocou à disposição dos jornalistas não apenas sua picape, mas também as principais concorrentes

Prazer de dirigir está longe de acabar

Algumas iniciativas tomadas por montadoras evidenciam que o prazer ao volante ainda vai durar muito tempo

Lançamento do BMW X7 foi uma road trip pelos EUA

Roteiro de lançamento do BMW X7 teve 8.600 km, mais de dez para-brisas quebrados, dois pneus furados e mudanças inesperadas de trajeto

Fraude, sonegação e furto são comuns no ramo dos combustíveis

De acordo com diretor de entidade de classe, atos ilegais como sonegação de impostos e até furto de combustíveis fazem parte da rotina

Continua depois do anúncio