O feriadão está terminando e muita gente já começou a voltar para casa. No entanto, você se lembrou de conferir se está tudo certo com o seu carro? Veja os 7 erros mais comuns na estrada que podem acabar com a viagem de volta.
Antes de pegar a estrada para regressar do feriado de Corpus Christi, preste atenção em alguns itens. Confira todos para ter uma viagem tranquila e poder chegar em casa com segurança.
Confira os 7 erros mais comuns dos motoristas antes de viajar:
1 – Não cuidar da manutenção do carro e da documentação: falhas mecânicas são comuns durante viagens, mas muitos problemas podem ser evitados. Portanto, lembre-se de conferir o estado dos pneus e luzes, por exemplo. Além disso, nunca pegue a estrada se estiver com sono ou depois de beber.
Além disso, confira a documentação do carro. O veículo pode ser apreendido caso a documentação esteja irregular. Pensando nisso, lembre-se de conferir se a sua Carteira de Habilitação está em dia.
2 – Não se atentar às mudanças nas leis de trânsito. Atualize-se sobre as leis de trânsito. Em São Paulo, por exemplo, o rodízio funciona normalmente nesta segunda-feira, 12. Além disso, confira como estão as estradas pelo noticiário ou nos sites das concessionárias das rodovias andes de sair.
Não se esqueça dos freios
3 – Não checar sistema de freios é um erro grave. Afinal, se houver alguma falha na estrada, o risco de acidente é grande. Portanto, se surgirem ruídos estranhos ou dificuldade de frear, procure um mecânico com urgência.
4 – Não verificar os pneus. Faça a calibragem antes de viajar e confira se está tudo certo. Porque pneus murchos gastam mais combustível e pneus carecas não têm a aderência correta com o piso. Além disso, é necessário conferir se o triângulo e o pneu estepe estão no carro antes de viajar;
5 – Não checar alinhamento e balanceamento. O serviço deve ser feito regularmente. Sobretudo se o veículo cair em buracos ou trafegar por vias muito irregulares ou sobre piso deteriorado.
Cheque os faróis
6 – Faróis e limpadores desregulados também podem trazer problemas. No Brasil, os faróis devem ficar ligados durante o dia nas estradas e rodovias de pista dupla. Desrespeitar essa regra é infração, e pode gerar multa, além de 4 pontos na CNH.
7 – Não checar motor. É fundamental manter o nível do óleo de acordo com as especificações da fabricante. Caso perceba que está baixo, complete e procure o mecânico assim que possível. A mesma dica vale para o líquido do radiador.