Tião Oliveira, de Amsterdã, Holanda*

15/03/2022 - 9 minutos de leitura.

Aceleramos o Jeep Compass 4xe híbrido que faz até 50 km/l com gasolina

Compass 4xe chega em maio para eletrificar a Jeep no Brasil; versão híbrida do tipo plug-in é recarregável em tomadas e tem modo elétrico

Novo Jeep Compass híbrido vai iniciar a eletrificação da marca Jeep no Brasil Crédito: TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO

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O Jeep Compass 4xe está chegando ao Brasil. Trata-se da versão híbrida que dará início à eletrificação da marca no País. O Jornal do Carro deu uma voltinha na nova opção durante a apresentação dos planos globais do Grupo Stellantis, dono da Jeep, em Amsterdam, na Holanda, no início deste mês de março. O Compass 4xe virá em maio para ser a nova versão de topo do SUV. Como será importado da Europa, sua tabela deverá ficar em torno dos R$ 350 mil. Por exemplo, em Portugal, parte de € 44.700 (cerca de R$ 250 mil). E as opções mais caras da linha nacional, Limited e Trailhawk com motor turbodiesel, partem de R$ 241.061.

Compass 4xe virá ao Brasil com rodas pretas de 19″

No visual, o novo Jeep Compass 4xe traz asatualizações aplicadas em abril no modelo feito em Goiana (PE). E o nível de acabamento é similar ao da versão LTD. Por exemplo, o quadro de instrumentos é uma tela digital com 10,25 polegadas personalizável. O SUV que será oferecido no Brasil deverá vir com rodas de liga leve de 19 polegadas pintadas de preto. Entre os vários equipamentos, há bancos dianteiros com ajustes elétricos e monitor de ponto-cego nos retrovisores externos.

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Na configuração completa, como a que virá ao Brasil, o novo Jeep Compass 4xe pode ter recursos de condução semiautônoma. Por exemplo, há frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas e motociclistas. Quando o motorista se aproxima muito de um obstáculo sem frear, aparece um enorme aviso para frear que fica piscando na tela. Além disso, há controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo que identifica as placas de trânsito.


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Modelo deve ter internet a bordo

Bem como detector de fadiga do motorista, aviso de mudança involuntária de faixa e ajuste automático dos fachos dos faróis. Da mesma forma, o acionamento do sistema elétrico de abertura do porta-malas é por movimento – um leve chute no ar sob o para-choque traseiro. O revestimento de bancos e peças como o volante pode ser de couro. Além disso, há teto solar, entre outros equipamentos.

Painel é digital e configurável e multimídia tem tela de 10″

A nova central multimídia Uconnect tem tela Full HD de 10 polegadas. Além disso, há maior capacidade de armazenamento de dados e processador mais potente. No mesmo sentido, o sistema tem conexão sem fio com smartphones. Portanto, permite espelhar as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Quando o motorista entra no carro e aciona a partida, o sistema se conecta automaticamente, abrindo a interface do celular.

E, assim como já ocorre com as demais versões, o Compass 4xe deverá ter opção de internet a bordo por meio de parceria com a TIM. Como resultado, à distância dá para acionar algumas funções. Para isso, o usuário deve baixar o aplicativo My Uconnect no smartphone. Por exemplo, é possível ligar o motor de forma remota. Assim, o motorista pode acionar o ar-condicionado para ajustar a temperatura a bordo antes de entrar no SUV.

Logotipo na traseira identifica sistema híbrido e tração 4×4

Motor 1.3 gera 180 cv e elétrico, 60 cv

Além disso, dá para abrir as portas e ver a localização do carro pelo celular. Segundo a Jeep, essa plataforma foi batizada de Adventure Intelligence. Entre outras funções, há um botão para pedir ajuda em caso de acidente, por exemplo. O sistema liga automaticamente para a central. Bem como envia a localização do veículo.

A base mecânica do novo Jeep Compass 4xe será diferente da utilizada nas versões T270 à venda no Brasil. Ou seja, no SUV produzido em Goiana (PE), o motor 1.3 é flexível e gera 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. O torque máximo é sempre de 27,5 mkgf e o câmbio, automático de seis velocidades. Já a versão híbrida deve vir da Itália. Assim, o quatro-cilindros será apenas a gasolina. O motor elétrico instalado no eixo traseiro gera o equivalente a 60 cv. Portanto, o modelo é 4×4. Daí o nome 4xe.

Há outro no eixo dianteiro, que pode funcionar como um gerador de alta tensão. Seja como for, a potência total é de 240 cv. Além disso, o motor elétrico fica posicionado no eixo traseiro. Do tipo plug-in, a recarga da bateria que alimenta os motores elétricos é feita em tomadas. Segundo dados da Jeep, no modo 100% elétrico o Compass pode rodar até 50 km.


Novo Jeep Compass 4xe roda 50 km/l de gasolina

Além disso, chega a 130 km/h sem usar o motor a combustão. Segundo a Jeep, a autonomia, na cidade, é de 50 km. O modo de condução E-Save desliga o motor elétrico. Dessa forma, permite recarregar a bateria enquanto o carro é movido pelo motor a gasolina.

Além disso, mesmo no fora de estrada, o motorista pode escolher o modo “Hybrid”, que prioriza o acionamento do motor elétrico. Porém, a avaliação foi feita apenas em trecho urbano e em percurso de cerca de 5 km de extensão. Portanto, não foi possível avaliar adequadamente o sistema sobre piso com baixa aderência. Embora estivesse chovendo.


Visual é igual ao do SUV vendido no Brasil. FOTOS: TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO

No breve test drive, não deu para perceber grandes mudanças de comportamento em relação às versões disponíveis no Brasil. Obviamente, como o Compass 4xe é cerca de 300 kg mais pesado que as configurações convencionais, na versão avaliada o SUV apresentou uma certa lentidão nas retomadas de velocidade. Porém, isso não chegou a incomodar.

Vale lembrar que a calibragem dos carros vendidos na Europa costuma ser diferente da feita nos vendidos no Brasil. Segundo especialistas, em geral o brasileiro deseja que, ao pisar no pedal da direita, a resposta seja imediata. Além disso, é preciso considerar diferenças como o combustível, por exemplo. De toda forma, no uso urbano, o novo Jeep Compass 4xe pode rodar cerca de 50 km com um litro de gasolina. Portanto, a autonomia total passa dos 800 km. Ou seja, é um alento diante dos preços dos combustíveis.


*O jornalista viajou a convite da Stellantis.

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