Depois de um breve período de pré-venda, a BYD lançou o Song Plus no Brasil. O SUV médio é o primeiro híbrido da chinesa no País – até agora, a BYD vendia apenas carros elétricos. Com sistema plug-in moderno, o Song Plus tem grande autonomia em modo elétrico e chega como o híbrido do tipo mais acessível, pelo preço de R$ 269.990. Ele vem disputar vendas com Caoa Chery Tiggo 8 Pro e Jeep Compass 4xe, ambos recarregáveis em tomadas.
O conjunto híbrido da BYD combina motor 1.5 a gasolina de 110 cv e outro elétrico de 132 kW – potência equivalente a 179 cv. Juntos, geram 235 cv e um torque de 40,7 mkgf, com aceleração de zero a 100 km/h em 8,5 segundos. De acordo com a marca, o motor a combustão serve para impulsionar as rodas, bem como para alimentar o elétrico. Dessa forma, recarrega as baterias com capacidade de 8,3 kWh. O SUV atinge 100% da carga em 2,5 horas. A tração é dianteira.
Autonomia de 1.000 km
O Jornal do Carro teve a oportunidade de acelerar o Song Plus e o SUV híbrido se mostrou bem confortável na direção. Na estrada, respondeu bem nas acelerações. Importante dizer que, no modo elétrico, ele é capaz de alcançar até 51 km de autonomia no ciclo chinês NEDC. Ou seja, tem maior alcance que o Jeep Compass 4xe, por exemplo, que roda 45 km. Contudo, o que mais impressiona é a autonomia combinada, que pode chegar a 1.000 km.
Ao todo, são três modos de condução. O primeiro é o “Eco”, que prioriza a economia de combustível. Em seguida, tem o “Normal” (indicado para o dia a dia) e o “Sport”, que melhora o desempenho. Mas, ao contrário de outros híbridos, o motor elétrico tem prioridade no Song Plus. Ele atua no modo híbrido (HEV), quando o SUV trafega em alta velocidade, na estrada. Assim, há uma melhor impulsão, bem como maior economia de energia.
A marca oferece garantia de 5 anos ou 200 mil km para o conjunto elétrico, de baixa tensão e para o chassi do SUV. No caso das baterias Blade, a cobertura é de 8 anos ou 200 mil km.
Design moderno
Em relação ao visual, o novo SUV da BYD é elegante e tem linhas modernas. A marca chama o estilo de Dragon Face 3.0, com inspiração em um dragão. O destaque vai para a dianteira com faróis Full LEDs que invadem as laterais do modelo, bem como a larga grade que possui desenhos em 3D e detalhes cromados. Os retrovisores tem ajuste elétrico.
Na traseira, o destaque são as lanternas de LEDs conectadas. O estilo lembra o do Tiggo 8 Pro. Logo abaixo há a inscrição “Build Your Dreams” (“Construa Seus Sonhos”, na tradução livre para o português). Disponível em versão única, o SUV híbrido plug-in tem cinco opções de cores. São elas: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow White (Branco) e Dome Blue (Azul). As rodas, por sua vez, são de liga leve de 19 polegadas.
Nas medidas, o Song Plus tem 4,70 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. Dessa forma, há amplo espaço interno, sobretudo nos bancos traseiros, já que o SUV dispensa o túnel central. O porta-malas é espaçoso, com 574 litros de capacidade. Vale dizer que a abertura e o fechamento da tampa têm acionamento elétrico por botão. Além disso, os bancos possuem tecido premium ecológico.
Central rotatória
Por dentro, o BYD Song Plus tem visual bem sofisticado. No painel, há uma central multimídia rotatória de 12,8 polegadas que reúne as principais funções do veículo. É o caso, por exemplo, dos comandos do ar-condicionado de duas zonas e as câmeras de 360º. Ao lado esquerdo, há um display de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos. Além disso, há nove alto-falantes, bancos com aquecimento e ventilação, saída de ventilação traseira e teto solar panorâmico.
Chave presencial com partida remota, controle de cruzeiro adaptativo (com função Stop&Go) e assistente de permanência em faixa estão no pacote. O Song Plus também traz volante multifuncional, chip de internet para atualização remota do sistema (“pelo ar”), carregador de celular por indução, entradas USB e 31 opções de cores para a iluminação ambiente.
Lista de segurança
Da mesma forma, o Song Plus desembarca recheado de recursos avançados. Entre eles, controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e de descida (HDC), sensores de estacionamento e alerta de ponto-cego, reconhecimento de placas de trânsito, bem como frenagem automática de emergência. O SUV chinês tem ainda suspensão independente McPherson na dianteira e por braços múltiplos (multilink) na traseira.