O Volvo EX30 foi apresentado ao mundo há exatos cinco meses. Na ocasião, surpreendeu por unir predicados como tecnologia e beleza, conjunto elétrico e expectativa de preço abaixo da média. Desde então, SUVs híbridos e elétricos de marcas chinesas começaram a incomodar modelos tradicionais, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, por exemplo. Inclusive sob influência do EX30, afinal, o novato vem disputar este mercado.
No Brasil, as entregas começam a partir abril de 2024. Entretanto, o SUV elétrico chega às mãos dos primeiros compradores somente em maio. E o Jornal do Carro foi com um pequeno grupo de jornalistas até Barcelona acelerar em primeira mão a novidade da Volvo.
Na Espanha, percorremos trechos em ambiente urbano e rodoviário. E, assim como em todo carro elétrico, linearidade é uma palavra de ordem no Volvo EX30. O torque instantâneo de 35 mkgf torna a condução mais prazerosa em ultrapassagens e retomadas de velocidade. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h na versão Ultra, única disponível neste primeiro contato, leva 5,3 segundos. Já a velocidade máxima alcança 180 km/h.
Como é o inédito Volvo EX30?
Feito na nova plataforma elétrica Sustainable Experience Architecture (SEA), da chinesa Geely – detentora da Volvo -, o EX30 pode vir com dois tipos de bateria. A de 51 kWh é feita de fosfato de ferro e lítio (LFP), e a de 69 kWh combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC). Em ambas, a potência de 272 cv não muda. O único ponto é atender cada tipo de uso.
A promessa da Volvo é entregar até 475 km de autonomia nas versões com bateria mais potente. Mas este número corresponde ao ciclo global WLTP. Até o momento, o carro não foi homologado no Brasil e, portanto, ainda não passou por aferição do Inmetro. Em relação à recarga, a arquitetura do Volvo EX30 aceita potência de até 153 kW, a depender da versão. Isso significa que o carregamento de bateria entre 10% e 80% leva pouco mais de 25 minutos.
Versões e preços do Volvo EX30
O novo SUV elétrico tem quatro versões de acabamento no total. A primeira delas, chamada de Core Single Engine, tem preço de R$ 219.950 e é, naturalmente, a que tem bateria menor. Dessa forma, sua autonomia alcança 344 km (também no padrão WLTP). Mas, a partir da segunda opção, todos carregam a bateria mais robusta e ganham o sobrenome Extended Range, de “autonomia estendida”.
Desse modo, a lista de configurações é composta por Core (R$ 239.950), Plus (R$ 264.950) e Ultra (R$ 279.950). Esta última, aliás, foi a mais encomendada até o momento no Brasil, com 55% das 2.000 reservas feitas. Cabe recordar que a Volvo apostava na configuração Plus como líder. Mas o brasileiro que tem grana para investir em um carro elétrico não quer saber de economia e, portanto, prefere a versão mais completa.
Primeiras impressões
No banco do motorista, o Jornal do Carro percorreu cerca de 50 km no test drive, que começou no Aeroporto Barcelona El Prat e foi até o parque temático Catalunya en Miniatura, em Torelles de Llobregat. No trajeto, o SUV mostrou que tem força de sobra para movimentar com desenvoltura seus 1.850 kg de peso. Ponto também para o conforto da suspensão, com boa absorção das irregularidades do solo. Além disso, o silêncio a bordo impressiona.
Na cabine, os olhares se concentram na tela central de 12,3″, que reúne quase todos os comandos do veículo. Para reduzir custos (e oferecer um SUV elétrico com preço competitivo), a Volvo aposta na simplicidade. Por exemplo, o interior – que utiliza materiais recicláveis – não tem um botão sequer no painel. Os comandos ficam na tela (que tem sistema do Google integrado), exceto o travamento de portas e vidros, que ficam no console central.
Minimalismo extremo
Se o minimalismo torna o carro mais moderno e próximo da nova geração de motoristas, acostumada à telas de celulares e tablets, essa ausência de comandos pode dificultar a direção. Por exemplo, para ligar o ar-condicionado é necessário selecionar um ícone na parte inferior da tela. Para mudar a temperatura, mais complexo ainda, uma vez que é preciso acessar um segundo menu. Até os retrovisores externos são ajustados no multimídia. Nas portas, há apenas as maçanetas e sensores do sistema que alerta sobre a aproximação de outros veículos.
Além disso, o velocímetro também fica no visor central. Portanto, quem já dirigiu modelos como Toyota Etios ou Citroën C4 Pallas, vai se sentir em casa. Mas, como não tem quadro de instrumentos, a Volvo poderia ter investido em um Head-Up Display, por exemplo. Assim, o motorista não precisaria desviar o olhar da pista.
Embora esse minimalismo possa incomodar algumas pessoas, o EX30 oferece outras soluções interessantes, como volante multifuncional com regulagens de altura e profundidade, bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro, e teto solar panorâmico. Aqui, uma ressalva: tem gente que vai sentir falta de persiana. A Volvo alega que o próprio vidro evita a entrada de raios UV e da luz solar. De fato, no test drive não incomodou.
Visual
No visual, o SUV elétrico tem o visual do irmão maior EX90 e vai agradar clientes mais jovens. Isso se deve à aparência esportiva, com linha de cintura alta, arcos de rodas largos e aerofólio e teto pintados de preto. Ademais, tem grade fechada, faróis em formato “Martelo de Thor” (com LEDs “pixelados”) e abertura na parte de baixo do para-choque dianteiro. Ali fica o radar dos assistentes de condução do pacote de segurança ADAS.
Nas laterais, as rodas de 20 polegadas (19″ no modelo das fotos, que é uma versão pré-série) têm acabamento diamantado e partes em preto brilhante. O plugue de recarga é do tipo 2 e fica do lado do motorista. Ademais, as colunas traseiras são largas e as lanternas tem formato “C” e ficam divididas em duas partes, com luzes de posição ao lado do vidro do vigia. Por fim, a tampa traseira tem uma tecla para abrir o porta-malas de 318 litros.
Lista de equipamentos
O Volvo EX30 vem de série bastante completo. Há ar-condicionado de duas zonas com medição de qualidade do ar e pré-limpeza do ar da cabine, bem como assistente de mudança de faixa, câmera de visão 360º, espelhos internos e externos com ajuste automático de brilho e sistema de condução “One Pedal” (pedal da direita acelera e freia). Também estão no pacote assistente de manobra (Park Pilot Assist), sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, carregamento sem fio para celulares, entradas USB na frente e atrás e som premium da Harman Kardon.
Por fim, a chave “Digital Plus” tem formato de cartão. Além disso, dá para fazer o download da chave digital no smartphone. Desse modo, o carro reconhece o telefone e permite acesso por aproximação. E é possível compartilhar o cartão com outras pessoas – basta enviar um convite pelo aplicativo. É assim que a Volvo quer conquistar a geração dos “millenials”.
Do menor para o maior
Para abrir as portas do segmento premium a um novo público, a Volvo lança o EX30 antes do EX90. Por isso, o irmão maior chegará ao mercado somente na segunda metade de 2024 – inclusive no Brasil. Com o SUV compacto, a Volvo busca volume e tenta atrair novos clientes que ainda sinalizam resistência a esse novo – e crescente – mercado de carros elétricos.
*O jornalista viajou para Barcelona (Espanha) a convite da Volvo
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