A partir de abril, a Toyota vai encerrar as vendas do Etios no Brasil. A montadora informou a decisão em nota. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o fim da linha de compactos, oferecida com carrocerias hatch e sedã desde 2012, abre espaço para a chegada do inédito Corolla Cross, o primeiro SUV da marca feito no Brasil.
Entretanto, o Etios continuará sendo feito em pequenos volumes na fábrica de Sorocaba (SP). Isso porque a marca vai continuar a vender o hatch e o sedã compactos em outros países da América do Sul. Portanto, o Etios está vivo, embora não haja possibilidade de atualização no horizonte. Portanto, a linha Yaris vai assumir o posto de carro de entrada da Toyota no Brasil.
Missão mais do que cumprida
O Etios inaugurou a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, no fim de 2012. E foi posicionado como opção de entrada da Toyota no País. Em 2017, vendeu mais de 73 mil unidades somando as versões hatch e sedã. Porém, em 2018 o compacto perdeu o protagonismo para o Yaris. A linha veio para atender quem buscava um carro mais sofisticado (e bonito) abaixo do Corolla.
De toda forma, como produto, o Etios encerra a carreira na sua melhor forma. O desenho mudou pouco em nove anos, mas as várias mudanças feitas na cabine deixaram o compacto bem mais simpático. E até moderno. A mais recente novidade veio em 2020. Trata-se do multimídia Toyota Play+, com tela de 7 polegadas e sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Toyota muda de foco no Brasil
Na última década, a Toyota investiu pesado para ganhar volume de vendas no Brasil. E o Etios foi fundamental para isso. O Yaris só chegou em 2018, e também veio reforçar a presença da marca no segmento de compactos. Contudo, o novo ciclo da Toyota vai ser bem diferente do anterior. Agora, a marca vai apostar na produção de um SUV médio com alto valor agregado e muita tecnologia embarcada. Ou seja, no Corolla Cross.
Enquanto o Etios estreou em 2012 custando cerca de R$ 30 mil (em outro cenário para o País, vale dizer), o novo Corolla Cross deve ter preços a partir de R$ 130 mil. Assim, ficará posicionado acima do sedã Corolla, que é o automóvel mais vendido da Toyota no Brasil. O inédito SUV já está em produção na fábrica de Sorocaba, e será lançado no dia 11 de março.
Pós-vendas do Etios continua
Os donos de Etios hatch e sedã vão continuar contando com o suporte da rede de concessionárias da Toyota. Nesse sentido, devem continuar a fazer as manutenções sugeridas no manual do proprietário. Ao todo, foram feitas 620 mil unidades da linha Etios nos nove de presença no País. Desse total, 180 mil foram exportadas.