Diogo de Oliveira, especial para o Jornal do Carro

28/09/2020 - 3 minutos de leitura.

Aero 3 é uma Ferrari com carroceria inspirada nos anos 1930

Superesportivo criado pela encarroçadora italiana Touring Superleggera é feito sobre a F12 Berlinetta e terá apenas 15 unidades construídas

ferrari
Touring Aero 3 Crédito: TOURING SUPERLEGGERA/DIVULGAÇÃO
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Touring Superleggera, famosa encarroçadora italiana com sede em Milão, apresentou esta semana sua mais recente criação, o supercarro Aero 3. Com apenas 15 unidades (três delas já encomendadas), o esportivo estreou no glamoroso Salon Privè Concours d’Elegance. O evento anual reúne modelos clássicos e super máquinas raras no Reino Unido. A empresa não anunciou preço do carro baseado em um modelo da Ferrari.

Feito sobre a Ferrari F12 Berlinetta, o Aero 3 presta homenagem ao primeiro modelo da Touring, o Alfa Romeo 6C 2300B. Ele foi construído em 1937 para disputar a Mille Miglia, tradicional corrida italiana de longa distância. O elemento mais marcante do design é obviamente a enorme barbatana traseira sem função aerodinâmica. Ainda assim ela traz a marcação dos ângulos de abertura do aerofólio móvel.



ferrari
TOURING SUPERLEGGERA/DIVULGAÇÃO

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Especificações

Embora a Touring não cite a Ferrari F12 Berlinetta, o Aero 3 tem as especificações do supercarro da fábrica de Maranello. Quer dizer, quase todas. Isso porque o Aero 3 tem a construção super leve que é especialidade da oficina milanesa desde os anos 1930. Com carroceria de plástico e fibra de carbono, o Aero 3 é 150 kg mais leve que a Ferrari.

Essa dieta tende a deixar o supercarro da Touring mais rápido. Porém, os desempenhos são rigorosamente iguais. O Aero 3 acelera até os 100 km/h em 3,1 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h, tal como a F12 Berlinetta. O parrudo motor 6.3 V12 aspirado a gasolina produz 740 cv e um torque de 70,4 mkgf acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

O interior do Aero 3 também foi caprichosamente modificado e exibe peças próprias ‒ desde os bancos tipo concha aos cintos e o escudo do volante. O acabamento traz peças de alumínio escovado e fibra de carbono, além de amplo revestimento de camurça e couro nobre da Foglizzo, renomada confecção italiana. Até a pintura é diferenciada: vermelho Stratosphere.

ferrari
TOURING SUPERLEGGERA/DIVULGAÇÃO

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais