A cidade de Águas de Lindoia, no interior de São Paulo, vai sediar o 1º Encontro Brasileiro de VW Clássicos entre os próximos dias 23 e 25 de agosto. O evento vai reunir modelos da Volkswagen produzidos entre 1940 e 1990.
Todos os carros da marca feitos nesse período de tempo terão espaço na mostra. O Fusca, no entanto, ganhará uma área especial.
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O modelo terá essa homenagem por ser o primeiro VW produzido no País. O “besouro” só foi totalmente nacionalizado em 1959, mas desde 1951 já chegava importado ao Brasil.
No encontro, já foi confirmada a presença de uma unidade ainda mais antiga, de 1946. Trata-se do Fusca mais antigo registrado no Brasil.
Outros modelos históricos, feitos entre 1949 e 1951, antes da chegada oficial do Fusca ao País, estarão presentes. Entre os destaques, haverá até uma versão de quatro portas do “besouro”.
Um dos pontos altos da exposição será mostrar a evolução do Fusca ao longo dos anos. Embora o formato geral quase não tenha mudado, o Volkswagen recebeu inúmeras melhorias e retoques com o passar do tempo.
Outros VW
Derivados do Fusca, como a Kombi (tão icônica quanto o próprio “besouro”), o “Zé do Caixão”, a Variant, o TL e a Brasília também marcarão presença no encontro de modelos Volkswagen em Lindoia.
A entrada é gratuita e interessados em expor seus carros precisam fazer uma inscrição no site do evento.
Fim do Fusca
Depois de anos e produção, idas e vindas no Brasil e muitos marcos históricos, o Fusca parou de ser produzido definitivamente. A VW do México anunciou recentemente o fim da fabricação do modelo. Ele só era feito no país da América do Norte.
Foram três gerações do Fusca. A primeira é um dos carros mais icônicos da história no Brasil, e que será homenageada em Lindoia. A segunda foi chamada por aqui de New Beetle, e era uma releitura moderna do carro histórico.
Na terceira e última, o carro voltou a adotar o nome de Fusca no mercado nacional.