Você está lendo...
Air bag de joelho não melhora proteção
Notícias

Air bag de joelho não melhora proteção

Associação americana de estudos de segurança diz que efetividade do air bag do joelho é baixa

Redação

09 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

air bag
Crédito:IIHS/DIVULGAÇÃO

Apesar do problema com o air bag defeituoso fornecido pela Takata, o dispositivo que faz parte dos sistemas de segurança que equipam os carros atuais, tem efetividade para melhorar a segurança dos ocupantes, mas não o de joelho, diz um estudo.

O caso apresentado Insurance Institute For Highway Safety (IIHS), associação que faz estudos relacionados a segurança nos EUA, diz que o air bag de joelho não tem a efetividade em termos de segurança que as outras bolsas infláveis instaladas nos veículos.

Os dados vêm de testes de colisão realizados pelo IIHS e de acidentes reais. Eles compararam os ferimentos resultantes em carros com air bag de joelho e sem. Em acidentes reais, as bolsas de proteção do joelho reduziram a probabilidade ferimentos de 7,9% dos carros sem air bag para 7,4% nos veículos que tem o dispositivo.

Publicidade


O IIHS produziu simulações controladas, com colisão frontal moderada em overlap (contra barreira deformável e fixa, com 40% de área de contato da dianteira do veículo) a 64 km/h. Nesse caso, o instituto não encontrou evidências de efetividade na proteção.

Nos testes de colisão frontal pequena em overlap (25% da dianteira do veículo contra uma barreira sólida a 64 km/h) os air bags de joelho aumentaram ligeiramente o risco de ferimentos nas pernas. Ao mesmo tempo eles mitigaram os riscos de ferimentos na cabeça.

Segundo o IIHS, isso levanta um questionamento se eles são realmente necessários. No relatório, eles dizem que o componente pode ser útil nos testes exigidos pelo governo, nos quais os ocupantes do veículo estão sem cinto. Já o IIHS só faz testes nos quais os dummies (bonecos com sensores que simulam pessoas) estão com cinto de segurança. Ainda assim, o órgão faz questão de reforçar que não considera o uso deles perigoso.


Os 20 carros mais vendidos em julho:

Deixe sua opinião