A Alemanha pode ter o maior posto de recarga para elétricos do mundo. O Innovationspark Zusmarshausen poderá recarregar as baterias de até 4 mil carros por dia. O parque elétrico será inaugurado em 2018, quando a obra deve ficar pronta.
A ideia é construir uma espécie de shopping center junto aos carregadores. No local os usuários poderão fazer compras enquanto esperam seus carros serem recarregados. A cobrança pela energia e o uso dos equipamentos deve ser gerenciada por um aplicativo de celular.
Serão 144 pontos de recarga, sendo 24 de carga rápida, que podem devolver autonomia completa aos veículos em até 10 minutos. A energia disponível para recarregar os carros virá de fontes renováveis.
o país deve investir 300 milhões de euros na construção de uma infraestrutura de carregamento de carros elétricos nos próximos três anos. O aparelhamento das vias alemãs será fundamental como parte dos planos do país de proibir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, já em 2030.
O plano é ambicioso, já que hoje apenas 0,73% da frota alemã é composta por carros elétricos. O número é bem inferior a países como Noruega e Suécia.
Ao menos, a frota mundial cresce a galope. Em 2016, já foi 60% maior que 2015 e a tendência é de altas maiores nos próximos anos.
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ASPARK OWL
Apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o Aspark Owl, é um carro elétrico esportivo que promete entregar o melhor índice de aceleração do mundo, com menos de 2 segundos no 0 a 100 km/h graças a seus 861 kg e 430 cv e 77,8 mkgf entregues pelos quatro motores elétricos
JAGUAR I-PACE
Primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-Pace tem dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos entregam 400 cv e 71,3 mkgf
FARADAY FUTURE FF91
O FF91 da Faraday Future tem quatro motores elétricos que juntos rendem 1.050 cv e 183,5 mkgf, garantindo uma aceleração de 2,3 segundos e autonomia estimada de 600 km. O modelo é o detentor do recorda da prova de subida de montanha Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos
NIO EP9
O EP9 da Nio, empresa chinesa, é o atual recordista da volta mais rápida para um carro elétrico em Nurburgring, na Alemanha, com 6 minutos e 45,9 segundos. Esse tempo é melhor do que os 6m52s do Lamborghini Huracán Performante, atual detentor entre os carros a combustão. O EP9 tem quatro motores elétricos que geram 1.341 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos
RIMAC CONCEPT ONE
Produzido na Croácia, o Rimac Concept One tem 1.088 cv entregues por quatro motores elétricos e acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h. Ele ficou famoso quando o ex-apresentador do Top Gear, Richard Hammond, destruiu um exemplar em chamas durante um acidente
TESLA MODEL S
Quase um clássico entre os elétrico, o Tesla Model S é provavelmente o mais prático da lista. O modelo tem dois motores elétricos, um em cada eixo que controlam a entrega e a tração em cada uma das rodas de forma independente. A versão P100D tem 762 cv e permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos
TOROIDION 1MW
Criado na Finlândia, o Toroidion 1MW tem quatro motores elétricos, um em cada roda, que combinados entregam 1.341 cv de potência. Segundo a companhia, o carro é capaz de acelerar de 0 a 400 km/h em 11 segundos.
AUDI R8 E-TRON
A versão elétrica do esportivo da Audi, o R8 e-tron já foi mostrado ao público e tem baterias de íons de lítio que alimentam o motor elétrico que entrega 458 cv e 93,8 mkgf. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem 450 km de autonomia
PORSCHE MISSION E
A Porsche já confirmou a produção do Mission E, um sedã esportivo elétrico de quatro portas com 600 cv e com mais de 500 km de autonomia. A tecnologia do modelo será utilizada ainda como base para um esportivo elétrico da Bentley, que também pertence ao Grupo VW.
JAGUAR E-TYPE ZERO
A Jaguar aproveitou uma carroceria antiga de um E-Type, um de seus modelos mais famosos, e colocou um trem de força 100% elétrico no modelo. Ele tem um motor elétrico de 298 cv e baterias de íons de lítio. O conjunto deixou o carro 46 kg mais leve que o original, que usava um motor seis cilindros em linha e oferece uma autonomia de 270 km