Não é novidade para (quase) ninguém que SUVs têm alto centro de gravidade, e que por isso, em linhas gerais, têm menos estabilidade que automóveis normais, mais próximos do chão. Em outras palavras, requerem cuidados na condução, especialmente em curvas. Mas parece que o motorista de um Mercedes-Benz GLE Coupé se esqueceu da lição básica.
Esse passeio de Bugatti também não terminou bem
Aparentemente sem muito esforço, ele virou o volante, “deu pedal” e viu o mundo por outro ângulo.
A aula de como não contornar uma rotatória vem da cidade de Nantes, na França, e o vídeo mostra o momento exato em que o carro capota. Não vamos nem falar do passageiro com o braço para fora, e do que pode ter acontecido com ele após o ocorrido.
Obviamente, provocar um enorme SUV como o GLE numa situação dessa não é a coisa mais sensata a se fazer.
É possível que o condutor tenha desligado o controle de estabilidade para fazer aquela demonstração de habilidade para a galera. A questão é: esses carros muito modernos têm muita inteligência, e para neutralizá-la é recomendável que o condutor mantenha pelo menos a sua.
Se a ideia era deixar a traseira derrapar e sair cantando pneus, para um drift, a manobra não saiu como o planejado. Aliás, bem longe disso. Ao virar o volante para contornar a rotatória, que a propósito é bem fechada, o motorista pode ter dado uma “travada” na frente, com as rodas muito esterçadas. Com isso, o deslocamento de peso forçou o levantamento das rodas do lado de dentro da curva.
Outra possibilidade é a roda dianteira esquerda ter tocado na guia, que é elevada. O vídeo não mostra esse detalhe, mas isso poderia catapultar o veículo.
Para piorar as coisas, parece que o jipão havia sido alugado para um casamento…