Faz tempo que o Toyota Corolla Cross vem tomando o lugar do Jeep Compass nas vendas mensais registradas no Brasil. Até então, isso não causava medo na Stellantis, afinal, os números do acumulado do ano estavam garantidos. Mas, agora, a história mudou.
No fechamento de setembro, o SUV da Jeep acumulava 35.320 unidades vendidas desde janeiro. Enquanto isso, o rival da Toyota havia registrado 35.210 emplacamentos no mesmo período. Agora, de acordo com números prévios da Fenabrave, associação dos concessionários do País, o Corolla Cross já vendeu 3.228 unidades no mês de outubro. Enquanto isso, o Compass sequer aparece na lista. Ou seja, até esta quinta-feira (24), o Compass não alcançou as 38.441 unidades já registradas pelo adversário ao longo de 2024.
Isso quebra uma liderança de longos sete anos consecutivos para o Jeep Compass, que foi lançado no fim de setembro de 2016. De lá para cá, o modelo, cabe salientar, nunca mudou drasticamente o visual. Apenas ganhou algumas pinceladas. Entretanto, reposicionamento de versões, listas de equipamentos e mudanças mecânicas fazem parte de sua história.
Recentemente, inclusive, adotou o motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina, com 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque – o mesmo conjunto da RAM Rampage. A mecânica, que conta com câmbio automático de nove marchas e tração integral, equipa as versões Overland (R$ 266.990) e Blackhawk (R$ 285.590). Cabe ressaltar que o modelo de entrada, Sport, custa R$ 182.990, enquanto o topo de linha, o híbrido 4xe, não sai por menos de R$ 347.300.
Corolla Cross
Por outro lado, nesse meio-tempo, o Toyota Corolla Cross recebeu facelift, em abril. A grande sacada da Toyota foi manter a lista de preços. Hoje, no entanto, custa entre R$ 179.890 (XRE) e R$ 210.990, na versão híbrida topo de linha XRX Hybrid, e, assim, tentar fisgar o consumidor pelo bolso. E parece que vem dando certo.
Ao contrário da Jeep, a Toyota não mexeu na motorização do Corolla Cross e, no entanto, mantém o 2.0 flex de 175 cv e 20,8 mkgf de torque, bem como a configuração híbrida (1.8 flex + elétrico), de 122 cv de potência combinada. O câmbio é sempre CVT – com modo sequencial e simulação de dez marchas no modelo a combustão, e Hybrid Transaxle, no híbrido.
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