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As picapes flex e a diesel mais econômicas do mercado com a chegada da nova Toro e S10
Mercado

As picapes flex e a diesel mais econômicas do mercado com a chegada da nova Toro e S10

Por causa dos consecutivos aumentos de combustível neste ano, separamos as picapes flex e a diesel mais econômicas do mercado em uma tabela com preços e motorizações

Emily Nery, para o Jornal do Carro

26 de abr, 2021 · 9 minutos de leitura.

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Crédito:

Embora o mercado de veículos tenha registrado queda de 26% no ano passado, o segmento de comerciais leves aumentou sua participação no mix de vendas desde então. Como resposta, as montadoras tem investido nessa categoria, preparando novas picapes e as recheando com mais itens de série. Somente na última semana, foram lançadas as linhas 2022 da Chevrolet S10 e da Fiat Toro. A última, por sua vez, conta com um novo motor turbo flex.

No entanto, de nada adianta essa preparação se o consumo desse modelos fazem o motorista ficar amigo no frentista. Ainda mais com os consecutivos aumentos de combustível.

Pensando nisso, separamos todas as picapes com motores diesel e flex no mercado e fizemos um ranking de consumo. Para o ranking, utilizamos os dados da tabela de consumo energético do Inmetro e enumeramos a versão mais econômica de cada modelo.

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Picapes a diesel

VW-Amarok-thumb

6) Volkswagen Amarok

  • Versões: V6 Highline e V6 Extreme
  • Motorização: Motor V6 3.0 TDI que garante 258 cv e 59,1 mkgf
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Consumo: 8,2 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (8,4 km/l na média)
  • Preços: R$ 260.150 na versão V6 Highline e R$ 274.150 na versão V6 Extreme
Nova Chevrolet S10
Divulgação/Chevrolet

5) Chevrolet S10

  • Versões: Cabine Dupla LS MT6
  • Motorização: Motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv e 51 mkgf
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo: 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (média 10,05 km/l)
  • Preço: R$ 193.390
l200 triton sport
MITSUBISHI

4) Mitsubishi L200 Triton Sport

  • Versões mais econômicas: GLS, HPE, HPE-S
  • Motorização: Motor MIVEC 2.4 turbo que produz até 190 cv e 43,9 mkgf
  • Câmbio: automático de 6 marchas com sport mode.
  • Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (média 10,1)
  • Preços: R$ 219.990 na versão GLS, R$ 241.990 na versão HPE e R$ 262.990 na versão HPE-S
PICAPES
Toyota/Divulgação

3) Toyota Hilux

  • Versões mais econômicas: STD Power Pack 2.8L 4×4
  • Motorização: Motor 2.8 turbodiesel 1GD que produz até 204 cv e 50,9 mkgf
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo: 9,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (média 10,3)
  • Preços: R$ 195.690
Nissan Frontier frente
Nissan Frontier

3) Nissan Frontier

  • Versão: Attack
  • Motorização: Motor 2.3L Bi-Turbo Diesel que gera até 190 cv e 45,9 mkgf
  • Câmbio: automático de sete marchas
  • Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (média 10,3)
  • Preço: R$ 205 mil
2020 Ford Ranger lateral picapes
The only midsize pickup Built Ford Tough, the 2020 Ford Ranger is ready for adventure and packed with driver-assist technologies to enable easier driving both on and off-road.

2) Ford Ranger

  • Versões: XL 4×4 e XL Cabine Dupla 4×4
  • Motorização: CDTI 2.2 litros diesel de quatro cilindros que gera até 160 cv e 39 mkgf
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Consumo: 10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (média 10,35 km/l)
  • Preço: R$$ 166.790 na versão XL Cabine Simples, e R$ 174.990 na versão XL Cabine Dupla
Nova Fiat Toro Ultra 2022 picapes
Fiat/Divulgação

1) Fiat Toro

  • Versão mais econômica: Endurance
  • Motorização: motor 2.0 turbodiesel de até 170 cv e 35,7 mkgf
  • Câmbio: automático de nove marchas
  • Consumo: 10,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (média 11,85 km/l)
  • Preço: R$ 152.590

Picapes flex

6) Toyota Hilux

  • Versões mais econômicas: SRV 4×2, SRV 4×4, SR 4×2
  • Motorização: motor Dual VVT-i Flex 2.7 que gera até 163 cv e 25 mkgf
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo etanol: 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada
  • Consumo gasolina: 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada (média gasolina e etanol de 6,35 km/l)
  • Preço: R$ 164.790 na versão SR Cabine Dupla, R$ 176.790 na versão SRV 4×2 e R$ 190.490 na versão SRV 4×4

5) Fiat Toro

  • Versões mais econômicas: Endurance 1.3, Freedom 1.3 e Volcano 1.3
  • Motorização: motor 1.3 T270 turboflex que produz até 185 cv e 27,5 mkgf
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo etanol: 6,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada
  • Consumo gasolina: 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (média gasolina e etanol de 8,67 km/l)
  • Preço: R$ 119.590 na Endurance, R$ 131.890 na Freedom e R$ 144.990 na Volcano
Renault Duster Oroch lateral
Duster Oroch Automática. Foto: Rodolfo Buhrer / La Iamgem / Renault

4) Renault Duster Oroch

  • Versões mais econômicas: Express, Expression e Dynamique 1.6
  • Motorização: motor 1.6 16V que gera até 115 cv e 15,9 mkgf
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 7,6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada
  • Consumo gasolina: 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (média gasolina e etanol de 9,4 km/l)
  • Preço: R$ 88.390 na Express, R$ 91.280 na Dynamique e R$ 93.750 na Expression
chevrolet montana picapes
Chevrolet Montana se prepara para se renovar e virar concorrente das picapes Toro e Maverick Chevrolet/Divulgação

3) Chevrolet Montana

  • Versão única: LS
  • Motorização: Motor 1.4 de quatro cilindros EconoFlex que gera até 99 cv e torque de 13 mkgf
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo Etanol: 7,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada
  • Consumo gasolina: 10,7 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada (média gasolina e etanol de 9,7 km/l)
  • Preço: R$ 78.790
Volkswagen-Saveiro_RobustTraseira

2) Volkswagen Saveiro

  • Versão mais econômica: Robust Cabine Simples e Trendline Cabine Simples
  • Motorização: motor 1.6 de quatro cilindros aspirado que produz até 104 cv e 15,6 mkgf
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada
  • Consumo gasolina: 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada (média gasolina e etanol de 9,87 km/l)
  • Preços: R$ 65.560 na Robust R$ 76.890 na Trendline
picapes
Fiat/Divulgação

1) Fiat Strada

  • Versão mais econômica: Freedom Cabine Plus
  • Motorização: motor 1.3 de quatro cilindros aspirado que gera até 109 cv e 13,7 mkgf
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada
  • Consumo gasolina: 12,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada (média gasolina e etanol de 11,45 km/h)
  • Preço: R$ 80.390


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.