Falar de Aston Martin automaticamente nos faz lembrar do espião mais famoso do mundo, James Bond – vulgo 007. O agente já dirigiu diversos modelos icônicos da marca britânica, como V8 Vantage Volante, Vanquish e DB5, o primeiro exemplar a aparecer na telona em “007 contra Goldfinger”, terceiro filme da franquia.
E é justamente para comemorar os 60 anos da estreia nos longas-metragens que a Aston Martin lança agora o DB12 Goldfinger, edição especial que traz até ouro de verdade nos acabamentos. Mas nada de assentos ejetáveis, máquinas de fumaça ou metralhadoras embutidas.
Com 60 unidades em produção, o DB12 Goldfinger é feito apenas na cor Silver Birch, que remete ao carro original do filme. Há também rodas de 21” com pinças de freio pintadas de preto, listras douradas na lateral, logotipo da Aston Martin nas cores preta e prata e emblemas da letra Q – a divisão de personalização da montadora – nos para-lamas.
Sob o capô, a mecânica é a mesma da versão tradicional, ou seja motor 4.0 V8 biturbo da AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz e câmbio automático de oito marchas. São 680 cv de potência e 81,6 mkgf de torque. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atinge 325 km/h de velocidade máxima. A tração é traseira.
Por dentro do Aston Martin DB12 Goldfinger
Na cabine, destaque para os bancos de couro com acabamento perfurado com padrão Príncipe de Gales, uma estampa quadriculada usada por Bond em seus ternos. Esse padrão também aparece no forro do teto, das portas e nas soleiras, por exemplo, além de uma placa com a inscrição “60lfdfinger Sixty Years”.
Mas o mais impressionante são os detalhes banhados a ouro 18k. Além disso, o seletor de marchas é inspirado no aparelho de rastreamento dourado usado no filme. Em outras partes do interior há acabamento de fibra de carbono e até um 8 de Copas bordado no quebra-sol do motorista, em referência à carta de baralho vista na famosa cena da piscina em Miami, de acordo com comunicado da Aston Martin.
Mimos para os compradores
Quem comprar uma das 60 unidades disponíveis para o mercado global receberá uma série de mimos. Entre eles estão uma capa personalizada, uma caixa para guardar a chave e até um recorte de filme 35 mm com a icônica cena na montanha suíça Furka Pass em Goldfinger. Por fim, os clientes receberão ainda uma garrafa de champanhe Bollinger 2007 com quatro taças exclusivas.
As entregas estão programadas para o segundo semestre de 2025. O preço, contudo, não foi anunciado. Mas tendo em vista que o DB12 tradicional parte de US$ 245 mil (cerca de R$ 1,38 milhão na conversão direta), podemos presumir que a edição especial eleve a etiqueta em alguns milhares de dólares.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!