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Aston Martin Valiant é novo supercarro para pista com câmbio manual
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Aston Martin Valiant é novo supercarro para pista com câmbio manual

Cupê da Aston Martin é mais potente e leve, e desenvolvido a pedido do piloto Fernando Alonso; Valiant será lançado em Goodwood

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

27 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Aston Martin Valour
Aston Martin Valiant é versão apimentada do Valour
Crédito:Aston Martin/Divulgação

A Aston Martin desenvolveu uma versão ainda mais potente do cupê Valour, chamada Valiant, limitada a apenas 38 unidades. Originalmente concebido mediante um pedido especial do piloto Fernando Alonso, o modelo será lançado durante o Goodwood Festival of Speed ​​​​desse ano, e os interessados recebem o modelo a partir do final do ano.



Aston Martin/Divulgação
Aston Martin/Divulgação

Projetado e desenvolvido através da divisão “Q by Aston Martin”, o modelo conta com um motor V12 de 745 cv, e 76,7 mkgf de torque. Isso significa 30 cv a mais que o cupê Valour, mantendo o mesmo nível de torque, e, assim como o modelo em que foi inspirado, oferece um diferencial quase esquecido atualmente: transmissão manual de seis velocidades, com tração traseira.

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Além de potente, o novo modelo também está mais leve. Com uma parte traseira do chassi impressa em 3D, perdem-se 3 kg do total, e somando a um eixo cardã de magnésio, economizam-se 8,6 kg. Junto a isso, estão rodas de magnésio de 21 polegadas, reduzindo em 14 kg a massa suspensa, e uma bateria de íons de lítio, economizando 11,5 kg adicionais.

Perfil agressivo e uso em pista são destaques do Aston Martin Valiant

Aston Martin/Divulgação
Aston Martin/Divulgação

Feito para ser rápido em pista, todas as unidades utilizam amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve, que podem se ajustar a uma das 32 curvas de amortecimento, em menos de seis milissegundos, por exemplo. A montadora também recalibrou os modos de direção Sport, Sport+ e Track, e instalou discos de carbono-cerâmica como padrão. Completos, com enormes discos dianteiros de 410 mm e discos traseiros de 360 ​​mm.


Contudo, com visual mais agressivo, tem muitas peças feitas em fibra de carbono, como um novo difusor e aletas no para-choque dianteiro. Uma nova grade, bem como um aerofólio traseiro, também inteiramente em fibra. Não há informações sobre downforce, mas espera-se um nível de aderência superior, capaz de manter o esportivo grudado no asfalto.

Aston Martin/Divulgação
Aston Martin/Divulgação

Por fim, por dentro, o que chama a atenção é o recorte no túnel de transmissão, que exibe o mecanismo do trambulador do câmbio manual. Assim, muitas novas peças de fibra de carbono, como meia gaiola, bancos Recaro Podium, cintos de corrida de quatro pontos e um volante de três raios, também estão presentes no modelo.


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