Aston Martin Vanquish Volante traseira
Divulgação/Aston Martin

Aston Martin Vanquish Volante conversível estreia com mais de 800 cv

Por 29 de mar, 2025 · 4m de leitura.

Dando sequência aos lançamentos, a Aston Martin mostra o novíssimo Vanquish Volante. Depois do cupê, o modelo estreia a versão conversível com teto de lona, motor V12 e 835 cv. É o sem capota com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo.

Além da potência absurda, o doze cilindros 5.2 litros biturbo fornece mais de 100 mkgf de torque. Com isso, o Vanquish Volante, que tem transmissão automática de oito marchas e tração traseira, vai de zero a 100 km/h em 3,4 segundos — apenas 0,2 s a mais que a variante fechada. Já a velocidade máxima é a mesma (e impressionante) do cupê: 344 km/h.

Aston Martin Vanquish Volante dianteira
Divulgação/Aston Martin

De acordo com a Aston Martin, o teto leva 14 s para abrir e 16 s para fechar. A operação pode ocorrer com o carro em movimento até velocidades de 50 km/h por um elegante botão de metal no console central ou pela chave em um raio de dois metros do carro. O teto retraído e empilhado tem uma altura de 26 cm e a lona de tecido com reforço acústico fica alojada sob a capota atrás dos assentos.

Aston Martin já pode ser comprado no Brasil

Como todo conversível, para compensar a rigidez estrutural da falta do teto, a marca inglesa adiciona reforços na estrutura, mas que dessa vez aumentam apenas 95 kg em relação ao cupê. Para lidar com o a massa extra, a Aston Martin recalibrou o sistema de suspensão em relação à variante fechada.

O primeiro carro a receber a alcunha ‘Volante’ foi o pouco conhecido Short Chassis Volante de 1965 e que teve menos de 40 unidades produzidas. Hoje, somente DB12 e o prórpio Vanquish usam o termo ‘Volante’. Por outro lado, os Vantage V8 e V12 de capota aberta trazem o nome especificamente de Roadster.


Aston Martin Vanquish Volante interior
Divulgação/Aston Martin

O Aston Martin Vanquish Volante já está disponível Brasil sob encomenda, mas o preço ainda é mistério. Entretanto, deve se posicionar um pouco acima do cupê, que está à venda por R$ 5,5 milhões no País. As primeiras entregas do conversível por aqui acontecem entre julho e setembro.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!