A Audi acaba de apresentar um novo carro-conceito, o Activesphere. O SUV cupê elétrico é o quarto e último modelo da gama de protótipos da marca, que já conta com os Skysphere Roadster, Grandsphere sedã e Urbansphere space. Segundo a montadora, o crossover de quatro portas tem proposta luxuosa, mas entrega capacidade off-road.
Com sistema de direção autônoma, o conceito traz dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, entregam um total de 325 kWh de potência, o equivalente a 442 cv. Além disso, são 73,4 mkgf de torque instantâneo, com tração integral. A autonomia, por sua vez, ultrapassa os 600 km. O modelo utiliza a base Premium Platform Electric (PPE), que serve aos modelos da Porsche. Assim, a plataforma de alto volume amplia a distância em relação ao solo.
Em relação às baterias, a Audi informa que o SUV conta com um pacote de 100 kWh. Com essa nova plataforma, será capaz de realizar o carregamento em até 800 volts. Com isso, bastarão 10 minutos para recuperar mais de 300 km de autonomia. Da mesma forma, poderá recargar a bateria de 5% a 80% em menos de 25 minutos.
Design luxuoso
Assim como os conceitos anteriores, o crossover antecipa como será a linguagem de estilo dos futuros carros da Audi. Com desenho fastback, o modelo tem linha de teto em arco e ampla superfície de vidro. A carroceria exibe formas fluídas e os faróis fininhos dão um toque esportivo. As luzes diurnas e lanternas utilizam tecnologia micro-LEDs que, segundo a Audi, tem maior contraste. Na dianteira, destaque para a grade envidraçada.
Em relação às dimensões, o Activesphere tem 4,98 m de comprimento, 2,07 m de largura, 1,60 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. Ou seja, trata-se de um SUV cupê com porte avantajado e promessa de amplo espaço interno. Além disso, por causa da proposta off-road, o protótipo tem suspensão ajustável eletronicamente em até 40 milímetros.
Por fim, segundo a Audi, o SUV-conceito tem rodas de liga leve de 22 polegadas que se abrem para otimizar ventilação em situações off-road. Já em rodovias, os conjuntos se fecham para favorecer aerodinâmica e ampliar, assim, a autonomia das baterias. No mais, os retrovisores laterais trazem câmeras para também minimizar o arrasto aerodinâmico.
Vira uma picape?
Entretanto, o que mais chama atenção é a traseira do SUV. Além do caimento acentuado do teto de vidro panorâmico, o conceito tem lanternas conectadas de ponta a ponta. Além disso, as quatro argolas recebem uma cor de destaque em vermelho. Os para-choques são parrudos, mas o destaque é que o SUV elétrico pode se converter em uma picape. Neste caso, o porta-malas vira uma caçamba com ganchos para levar bicicletas, por exemplo.
“A Activesphere é única. É um novo tipo de crossover que combina inteligentemente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e as verdadeiras capacidades do off-road”, resume o gerente e responsável pelo projeto, Gael Buzyn.
Sem telas
Por dentro, o Activesphere é puro luxo. Além do espaço interno amplo, traz uma divisória entre os bancos dianteiros. Um destaque é que, no modo autônomo, o painel, o volante e o pedais “desaparecem”. Ou seja, aumenta ainda mais o espaço a bordo. Entretanto, caso o motorista queira assumir o controle, os componentes voltam à posição original.
Sobre o visual, a cabine é tomada por um tom preto com muitos detalhes em vermelho. Esse é o caso, por exemplo, dos assentos esportivos com ajustes elétricos, portas, painel e até mesmo o volante. O que surpreende é que painel não tem as tradicionais telas. De acordo com a Audi, o conceito pretende “cruzar fronteiras”. Por isso, traz um novo sistema que combina realidade física e digital, o Audi Dimensions. Seria algo como realidade aumentada.
Como funciona o sistema?
A peça central desse novo sistema são os fones de ouvido de realidade mista – disponíveis para o motorista e passageiros. Com eles, é possível comandar funções do veículo como, por exemplo, mudar a temperatura ambiente e o fluxo de ar-condicionado. Além disso, cada passageiro pode controlar a seleção individual de músicas. A conexão funciona fora do carro.
Além dos fones, há óculos de realidade virtual. Com eles, é possível ver as funções do veículo em realidade aumentada. O sistema traz superfícies de controles e displays em três dimensões, invisíveis sem o equipamento. Assim, o usuário mantém o foco nas informações. O sistema exibe dados detalhados. Ou seja, o conteúdo se torna interativo. Dessa forma, a montadora acredita que a realidade mista vai trazer novas possibilidades de Head-Up Display.