Você está lendo...
Estado dos EUA que produz petróleo quer banir carros elétricos até 2035
Mercado

Estado dos EUA que produz petróleo quer banir carros elétricos até 2035

Enquanto boa parte dos países no mundo pretende aposentar veículos a combustão, estado norte-americano quer restringir os elétricos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

25 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos
Medo do desemprego assombra estado de Wyoming, o 8º maior produtor de petróleo dos EUA
Crédito:Reprodução/Internet

O estado de Wyoming, nos Estados Unidos, quer proibir a venda de carros elétricos. Na contramão da tendência mundial – de aumentar a demanda por veículos zero emissão -, o local resolveu introduzir uma lei que visa limitar gradualmente a compra desse tipo de modelo até 2035. A medida é uma resposta ao que foi implementado na Califórnia e em Nova York, que proibirão as vendas de carros novos somente a combustão em 12 anos.

Entretanto, a resolução caiu durante reunião do Comitê de Minerais, Negócios e Desenvolvimento Econômico de Wyoming. A princípio, o documento feito com a colaboração do senador republicano Jim Anderson, com alguns argumentos válidos.

Por exemplo, a região do velho oeste, onde vivem cerca de 500 mil habitantes, tem vários entraves para a expansão dos carros elétricos. A maior preocupação, nesse sentido, é a ameaça ao emprego, já que Wyoming é um grande produtor de petróleo. O estado é o oitavo maior produtor dos EUA. Informações apontam que foram mais de 85 milhões de barris em 2021.

Publicidade




Além disso, a implantação local da cultura de carros elétricos impactaria na criação de infraestrutura de carregamento. Mas isso beira a impossibilidade, de acordo com relatos. Afinal, a região – rodeada por planícies e montanhas rochosas – possui comunidades rurais que sequer têm acesso à internet.

Problemas relacionados a minerais também apareceram no projeto de lei. De acordo com os legisladores, os Estados Unidos têm suprimento limitado de minerais para fabricação de baterias. Além disso, o texto da lei acrescenta mais. “Os minerais usados ​​em baterias não são facilmente recicláveis ​​ou descartáveis”, diz o texto. Isso, portanto, significa que os aterros municipais teriam que desenvolver práticas para o descarte. Embora tenha caído por terra, Anderson comemorou a discussão em torno do tema.

elétricos
Afeela/Divulgação

Caminho sem volta

A migração para os carros elétricos é um caminho sem volta. O Jeep Avenger, por exemplo, foi eleito o Carro do Ano de 2023 na Europa. Da mesma forma, a feira CES teve até prévia do primeiro carro elétrico da Afeela (foto), uma criação da Sony com a Honda.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião