Você está lendo...
Audi confirma entrada na F1 em 2026 e mostra protótipo de carro híbrido
Mercado

Audi confirma entrada na F1 em 2026 e mostra protótipo de carro híbrido

Após mudanças no regulamento, Audi vai fazer motores para a F1, mas não diz para qual equipe; Porsche também vai ingressar na categoria

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Audi
Audi confirma que show car não é modelo de produção e que design para 2026 ainda não foi finalizado
Crédito:Divulgação/Audi

Após meses de rumores, a Audi anunciou que fará parte da Fórmula 1 a partir de 2026. A confirmação chega mais de um ano após o Grupo Volkswagen afirmar que a marca das quatro argolas e a Porsche disputarão a principal categoria do automobilismo mundial. A decisão veio com as mudanças do regulamento previstas a partir dessa temporada, entre elas a utilização de combustíveis renováveis e o aumento da eletrificação nos carros.

Espera-se que a Porsche também confirme sua entrada na F1 nos próximos dias. No caso da Audi, o anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) em Spa-Francorchamps, onde acontece o Grande Prêmio da Bélgica. O presidente do Conselho de Administração da Audi AG, Markus Duesmann, disse em seu discurso que a F1 e a montadora têm objetivos em comum. A categoria caminha para se tornar neutra em emissões de carbono até 2030.

Audi Fórmula 1
Audi apresenta carro conceito com conjunto híbrido – Divulgação/Audi

Publicidade


“O automobilismo está no DNA da Audi. A Fórmula 1 é um palco global, bem como um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia na indústria. Com as novas regras, é o momento certo para nos envolvermos”, resumiu Markus.

O que o regulamento diz?

Para 2026, o regulamento da F1 prevê várias mudanças, principalmente em relação às novas regras técnicas que exigem maior foco na sustentabilidade. Outra mudança são os futuros limites de investimento para o desenvolvimento de motores. Dessa forma, em quatro anos, podemos esperar combustíveis não derivados do petróleo.



Motor será feito na Alemanha

De acordo com as informações, o novo motor da Audi que fará parte da Fórmula 1 será desenvolvido diretamente pela Audi Sport, na sede de Neuburg a der Donau, na Alemanha. Portanto, será a primeira vez que um conjunto mecânico da F1 será feito no território alemão, já que os motores da Mercedes-Benz têm fabricação na Inglaterra.


Divulgação/Audi

Até o momento, não há dados técnicos. Mas especula-se que o conjunto mecânico será composto por um motor V6 turbo de 1,6 litro com cerca de 536 cv de potência, um propulsor elétrico e uma bateria. Além disso, rumores apontam que o desempenho do motor elétrico será tão forte quanto o V6. Assim, o sistema híbrido poderá alcançar 1.000 cv.

Após confirmar seu futuro ingresso na Fórmula 1, a Audi revelou um “show car”. No entanto, deixou claro que ainda é um conceito e não o “carro de corrida”. Até porque o desenho para a temporada 2026 ainda não está definido. O monoposto tem as cores da Audi, com pintura que mistura vermelho, prata, preto e branco. O logotipo das quatro argolas fica em destaque na carenagem. Os pneus são da italiana Pirelli, que fornece os compostos da F1.


Audi não confirmou com qual equipe vai se alinhar para 2026 – Divulgação/Audi

E equipe?

A Audi não revelou com qual equipe irá disputar o Mundial de F1 em 2026. No entanto, informações apontam que o novo conjunto híbrido equipará os carros da Sauber. A parceria está nos últimos ajustes. A alemã deve comprar 25% da equipe, e aumentar sua participação para 75% em meados de 2025. O acordo surgiu após a Audi encerrar negociações com a McLaren. Enquanto isso, rumores apontam para a união entre Porsche e Red Bull.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião