Os carros-conceito são feitos para impressionar e também para revelar uma visão de futuro. Pois a Audi mostrou algumas imagens do seu mais recente protótipo, o Skysphere Concept. O roadster de luxo é o primeiro modelo de uma gama inédita de protótipos da marca. E um dos detalhes mais curiosos é que o veículo pode até mesmo mudar de tamanho e crescer 25 cm.
A inspiração para o conceito Skysphere veio da Horch 853, uma das marcas representada pelas quatro argolas – as outras são Audi, DKW e Wanderer. Assim, o novo roadster de duas portas antecipa como será o desenho dos futuros carros da fabricante alemã. O modelo é 100% elétrico e tem sistema de condução autônoma de nível 5, o mais alto da escala internacional.
Ou seja, o Skysphere é capaz de rodar de forma 100% automática e não traz itens como volante nem pedais. E não é só. O protótipo é inovador em vários aspectos. Entre os destaques, traz dois motores elétricos, um em cada eixo, bem como um sistema que permite aumentar o tamanho do entre-eixos em até 25 cm, ampliando o conforto em viagens longas.
Por isso, o esportivo conceitual de luxo da Audi conta com duas formas de condução diferentes, que são escolhidas ao toque de um simples botão. De acordo com a fabricante, o carro foi transformado em uma plataforma de “experiências cativantes”.
O Jornal do Carro já acompanhando os avanços da Audi na corrida pela eletrificação. Neste ano, a marca anunciou que lançará somente carros elétricos a partir de 2026.
Versões e funcionamento
Em primeiro lugar, para entregar essa dinâmica única, o Skysphere comporta um motor elétrico de 623 cv que se encontra no eixo traseiro. Ele é responsável por enviar energia às rodas.
Em seguida, um mecanismo exclusivo torna possível o deslizamento dos componentes. Possibilitando, inclusive, ajustes como comprimento e altura. Nessa linha, pode aumentar em até 250 milímetros e 10 milímetros respectivamente.
Mas não é tudo. O roadster futurista ainda entrega autonomia para aproximadamente 500 km. E arranca até os 100 km/h em cerca de 4 segundos. Por causa das baterias e outros recursos avançados, o modelo pesa por volta de 1.800 kg e é pesado para um carro esportivo. O seu pacote de baterias tem capacidade de armazenamento de 80 kWh.
Voltando aos modos de condução oferecidos, o protótipo tem os ajustes esportivo e “Grand Touring”. No primeiro, o roadster se adequa a uma distância entre-eixos de 4,94 metros e 1,23 metro de altura. Nesta configuração, é guiado pelo motorista, otimiza o centro de gravidade e aumenta a aerodinâmica do elétrico.
Já no modo “Grand Touring”, que dirige é a tecnologia autônoma. Ou seja, o volante e os pedais são recolhidos para um compartimento embutido no painel, e o veículo faz todo o trabalho sozinho. Assim, a distância entre-eixos cresce e o comprimento chega a 5,19 m.
Ecossistema digital
Para acompanhar as funções extravagantes, o interior do novo Audi não poderia entregar menos. Por isso, traz estética extremamente luxuosa e sustentável. Em primeiro lugar, no modo “Grand Touring”, o veículo se torna em uma grande “sala”. O painel frontal tem uma tela gigante de 1.415 mm de largura por 180 mm de altura que traz todas as informações.
Se o carro for utilizado na versão esportiva, ou seja, conduzido pelo motorista, o interior se transforma em um “cocktip com ergonomia perfeita”, segundo descreve a Audi. Nele, os painéis também se movem para melhorar a disposição e ajudar na leitura dos dados.
Inspiração no clássico
De acordo com o designer da Audi e Head do projeto, Marc Lichte, o Skysphere teve inspiração no clássico Horch 853. Trata-se de um conversível de luxo de 1937, que tinha carroceria longa (tipo limusine) com 5,20 metros de comprimento.
Contudo, além das dimensões e da motorização elétrica, a grande diferença está no desenho do carro. Principalmente, os conjuntos enormes de 23 polegadas que preenchem quase que totalmente os largos arcos das caixas de rodas.
Na dianteira, a grade é iluminada por LEDs brancos que produzem efeitos visuais. Além disso, leva o emblema da marca. Na traseira, LEDs vermelhos vão de ponta a ponta para criar uma iluminação dinâmica.
A montadora afirma, por fim, que o Skysphere também teve muitas inspirações no movimento Art Déco. Um estilo francês das artes plásticas aplicados, geralmente, em decorações.
Lançamento
O Audi Skysphere estreou na Semana do Carro Monterey, na Califórnia (EUA), um dos maiores eventos de carros clássicos e de luxo do mundo. Além dele, outros dois modelos farão parte dessa nova família: o Audi Grandsphere, que será revelado ainda neste ano, e o Urbansphere, que estreia em público apenas em 2022.