A Audi anunciou uma “promoção” na Europa que vai oferecer um bônus de até 10 mil euros, cerca de R$ 37 mil, para os proprietários de carros a diesel que desejarem trocar seus veículos envolvidos no “dieselgate” por um modelo zero-km da marca de Ingolstadt.
O valor oferecido, que inicia em 3 mil euros (R$ 11 mil), é parte das medidas que foram aceitas em um acordo nacional sobre o diesel, que foi feito na Alemanha com VW, BMW, Daimler e Opel e o governo para acelerar a substituição de velhos carros a diesel com modelos mais novos e ambientalmente corretos.
Esse bônus é financiado pela própria Audi e por causa do acordo estará disponível apenas na Alemanha e até o dia 31 de dezembro desse ano. Quem optar por um modelo com tecnologia híbrida ou que seja movido a gás natural (g-tron), como uma nova versão que será lançada do A4, terão alguns dos melhores bônus – de 9.500 euros.
O dieselgate foi um escândalo onde mais de 13 milhões de carros a diesel do Grupo VW em todo o mundo tinham um dispositivo que servia para reduzir as emissões de poluentes das unidades durante os testes ambientais, mas permitiam que os carros poluíssem mais que o indicado no uso normal. No Brasil, apesar a picape Amarok esteve envolvida no caso.