Para comemorar um ano da retomada da produção nacional, a Audi anunciou a edição especial Q3 e Q3 Sportback Anniversary Edition, dupla feita em São José dos Pinhais (PR). Baseados na versão de topo Performance Black, os SUVs trazem nessa série limitada novos equipamentos e mudanças discretas no visual. Serão feitas apenas 100 unidades, ou seja, 50 carros de cada carroceria. O Q3 custa R$ 372.990, enquanto o Q3 Sportback sai por R$ 392.990.
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Audi Q3 e Q3 Sportback com visual mais minimalista
Entre as novidades estéticas, os carros recebem pintura na cor da carroceria nas caixas de rodas, saias laterais e na parte inferior dos para-choques. Assim, espelhos retrovisores externos, moldura da grade dianteira, logotipo da marca e nome do modelo na tampa do porta-malas ganham cobertura preta brilhante.
Os carros trazem também novas rodas de 20 polegadas com design exclusivo. Além disso, as pinturas metálicas ou perolizadas, cobradas como opcional em outras versões, não têm custo na edição de aniversário.
Mas as mudanças de verdade na linha Q3 devem ficar somente para 2025, com a chegada a nova geração. O SUV ainda não foi revelado, mas projeções já dão uma ideia de como o carro ficará. A inspiração no design vem da família de elétricos e-tron.
Carros ficam mais recheados
Mas as mudanças mais consistentes estão na lista de itens de segurança e conforto. De acordo com a Audi, novos bancos dianteiros esportivos revestidos de microfibra e couro e teto solar panorâmico são exemplos de equipamentos adicionados.
Há ainda abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema “hands free”, aviso de saída de faixa, ar-condicionado automático de três zonas e carregador de celular por indução. Os faróis Full LED Matrix e o sistema de som Sonos 3D, opcionais na versão Performance Black, são de série nos Q3 Anniversary Edition.
Na mecânica, por outro lado, nada muda. Sendo assim, a dupla mantém o trem de força formado pelo motor 2.0 TFSI de quatro cilindros que rende 231 cv e 34,7 mkgf e o câmbio automático de oito marchas. A tração é a tradicional quattro, integral. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos e a velocidade máxima chega a 240 km/h.
Entenda a retomada na produção
Esta é a terceira vez que a Audi produz carros no Brasil, sempre na fábrica paranaense. No local, também são feitos carros da Volkswagen – atualmente apenas o T-Cross é produzido ali, mas modelos como Golf e Fox também já passaram por aquelas linhas de montagem.
A primeira vez que a Audi se aventurou a fabricar um carro nacional foi em 1999, com o A3. O hatch foi produzido até 2006, quando a chegada da nova geração inviabilizou os custos de produção no País.
No fim de 2015, a alemã voltou a fazer carros em solo brasileiro. Dessa vez o A3 Sedan e o Q3 foram os protagonistas da segunda tentativa. O sedã fez história por ser o primeiro carro flex da marca, inclusive. Porém, em fevereiro de 2021, a Audi anunciou (novamente) o fim de sua produção nacional.
Por fim, em junho do ano passado, a montadora anunciou que retomaria a fabricação de carros em São José dos Pinhais. Assim, Q3 e Q3 Sportback completam agora um ano desse retorno ao mercado brasileiro como produtos nacionais.
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