13/07/2011 - 4 minutos de leitura.

Audi Q3: o menor utilitário é também o melhor

Novo modelo, mostrado na Suíça e que estará no País no ano que vem, agrada mais que os irmãos grandalhões Q7 e Q5. Não pela oferta de equipamentos, que apesar de farta é menor do que no Q7. Mas por seu comportamento, mais próximo do de um carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Zurique, Suíça – Foram seis anos desde o lançamento do primeiro utilitário-esportivo Audi, o Q7, até a estreia do Q3, que surgiu em abril no Salão de Xangai (China) e está programado para chegar ao Brasil em março de 2012. O tempo trouxe aprimoramento, revisão de conceitos e fez da novidade, que na versão de entrada terá preço na faixa de R$ 140 mil, o melhor “jipe” da fabricante alemã.

Fotos: Audi/Divulgação

Não pela oferta de equipamentos, que apesar de farta é menor do que no Q7. Mas por seu comportamento, bem mais próximo do de um automóvel, o que o torna mais agradável de dirigir que os irmãos grandalhões.

Continua depois do anúncio

O Q3 satisfaz tanto quem busca posição elevada ao volante, tração integral e bom espaço a bordo (aspectos comuns em utilitários) quanto os que querem um veículo estável e de bom desempenho. A Audi espera que o “jipinho” feito sobre a base do VW Tiguan e 15 cm maior que um Ford EcoSport seja um carro de alto volume de vendas: cerca de 100 mil por ano no mundo.


Se confirmada a previsão, ele vai tirar do ócio a fábrica da Seat – subsidiária espanhola do Grupo VW – em Martorell, onde é feito. Virão ao Brasil duas variantes do mesmo motor quatro-cilindros 2.0 turbo e com injeção direta de gasolina. A de entrada terá 170 cv. A de topo, 211 cv.

Ambas serão equipadas com o câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem. A configuração “brasileira” do menos potente não estava no lançamento. Com a caixa manual de seis marchas ele mostra bom fôlego. Na versão mais forte, com a S tronic, os 41 cv extras lhe dão vigor esportivo. Selecionado o modo de condução dinâmico (há também o de conforto, automático e eficiente), ele faz lembrar o A3. A direção e a suspensão ficam mais firmes e o acelerador responde mais rapidamente.

O Q3 traz de série recursos como o sistema start-stop, que desliga o motor quando está parado em semáforos, para poupar combustível. Também há alerta de mudança de faixa nos retrovisores externos – o que ajuda, pois o espelho interno é pequeno.


Viagem feita a convite da Audi

Notícias relacionadas

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

Avaliação

Kardian é o melhor carro nacional da Renault nos últimos anos

Avaliação

Toyota Corolla 2024 evolui com novos recursos, mas agrada? Veja o vídeo

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

OFERTAS 0KM
HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

VER TODAS AS OFERTAS