Cerca de nove meses após o Audi Q8 ser revelado, duas novas versões esportivas estreiam na linha do SUV: RS Q8 e o inédito RS Q8 Performance. Ambos são equipados com um V8 4.0 biturbo, mas com dados de potência, torque e desempenho distintos. De acordo com a Audi, esse é o motor a combustão mais potente produzido em série na história da marca – já o mais potente no geral é o do elétrico e-tron GT, com 912 cv.
Leia Mais
O primeiro entrega 600 cv e 60,2 mkgf, o que lhe dá fôlego para chegar aos 100 km/h em 3,8 segundos e atingir máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Já o segundo consegue ser ainda mais bruto – são 640 cv e impressionantes 86,7 mkgf. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega aos 280 km/h de velocidade máxima. Além disso, a configuração de topo tem um sistema de escape feito sob medida para deixar seu rugido ainda mais gutural.
![Audi RS Q8 Performance](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/26172558/https___www.carscoops.com_wp-content_uploads_2024_06_2025-Audi-RS-Q8-33-1024x683-1.jpg.webp)
Publicidade
Trabalhando em conjunto com o V8 estão o câmbio automático de oito marchas e a famosa tração integral quattro. Os dois têm também um diferencial central mecânico e suspensão a ar adaptativa, que pode aumentar ou reduzir a altura da carroceria em até 90 mm. Outro recurso interessante presente nos SUVs é o sistema de estabilidade eletromecânico ativo de rolagem, que reduz as inclinações laterais. Por fim, o modelo traz ainda de série esterçamento das quatro rodas.
![Audi RS Q8 Performance](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/26172611/https___www.carscoops.com_wp-content_uploads_2024_06_2025-Audi-RS-Q8-64-1024x768-1.jpg.webp)
Mas detalhes sobre o Audi RS Q8
O RS Q8 tradicional vem com enormes discos de freio dianteiros de 420 mm com pinças de 10 pistões, além de discos de 370 mm na traseira. O Performance, por sua vez, recebe discos de freio de carbono-cerâmica, com 440 mm na frente e 370 mm atrás. Essa versão mais apimentada também pode ser equipada com rodas de 23” exclusivas que são mais leves que as de aro 22 que vêm de série.
![Audi RS Q8 Performance](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/26172606/https___www.carscoops.com_wp-content_uploads_2024_06_2025-Audi-RS-Q8-62-1024x768-1.jpg.webp)
Na parte visual, a dupla se distingue por conta dos detalhes no acabamento externo. Enquanto o modelo de entrada traz espelhos retrovisores, spoiler dianteiro, molduras das janelas e difusor traseiro na cor preta brilhante, o de topo recebe finalização cinza fosca nas mesmas peças. Há também três novas opções de cores no catálogo. Para o interior, os compradores poderão escolher três pacotes da linha RS nas cores vermelha, cinza e azul. Cada um inclui volante forrado de Alcantara, microfibra no console central e bancos esportivos perfurados, por exemplo.
![Audi RS Q8](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/26172847/https___www.carscoops.com_wp-content_uploads_2024_06_2025-Audi-RS-Q8-6-1024x768-1.jpg.webp)
A dupla estreou no mercado europeu neste mês com preços que começam em 141.900 euros (cerca de R$ 836 mil na conversão direta) para o RS Q8. Já o RS Q8 Performance parte de 155.700 euros (aproximadamente R$ 917 mil).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!