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Audi A4 e A5 trocam tração dianteira por integral quattro; veja os preços
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Audi A4 e A5 trocam tração dianteira por integral quattro; veja os preços

Sedãs queridinhos da Audi recebem a famosa tecnologia para tentar aumentar sua participação no segmento de luxo

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

27 de mai, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Audi A4 e A5
Audi A4 e A5 Sportback chegam ao mercado agora com a famosa tração integral quattro
Crédito:Audi/Divulgação

Um dos diferenciais dos carros da Audi é, sem dúvida, o consagrado sistema de tração integral quattro. Lançada na década de 1970, a tecnologia sempre foi um dos pontos altos da marca alemã e mostrou capacidades impressionantes ao longo dos anos. Mas os dois sedãs queridinhos da montadora, A4 e A5 Sportback, eram oferecidos apenas com tração dianteira desde o último facelift dos modelos, que desembarcaram no Brasil em 2021. Eram.

Agora, a Audi traz a dupla com o famoso sistema. Assim, A4 e A5 ficam disponíveis apenas nas versões quattro no mercado brasileiro. A decisão é praticamente uma correção de trajetória, já que quando a atual geração dos carros chegou ao País, em 2015, ambos eram importados com opções que traziam a tecnologia. Lembrando que na Alemanha, os carros sempre tiveram configurações quattro no catálogo.



Os clientes desse segmento costumam ser muito exigentes, então a tração quattro pode ser um destaque frente à concorrência. Isso porque as vendas da Audi na categoria vêm patinando no Brasil. O A4, por exemplo, emplacou somente 39 unidades por aqui no acumulado do ano, enquanto rivais como BMW Série 3 (1.288) e Mercedes-Benz Classe C (404) estão bem à frente nas vendas.

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Audi A5 Sportback
Audi/Divulgação

Conheça os Audi A4 e A5 quattro

Além do sistema de tração quattro, os carros recebem alguns poucos retoques nas respectivas linhas, seja no visual ou na lista de equipamentos. Mas a dupla, que divide a plataforma, mantém o mesmo conjunto mecânico de antes. Trata-se do motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que rende 204 cv de potência e 32,6 mkgf, além do câmbio de dupla embreagem S tronic de sete marchas.

A adição da tração integral melhorou o desempenho dos dois modelos na aceleração. Agora, o 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos no caso do A4 e 6,8 s no do A5. Ou seja, 0,4 s mais rápido que as opções com tração dianteira. Já a velocidade máxima é de 210 km/h para ambos, limitada eletronicamente. No A4, o peso com o novo sistema aumentou 55 kg, enquanto o A5 “engordou” 70 kg.


Audi A4
Thais Villaça/Especial para o Estadão

Novidades do A4

Entre as novidades do A4, a versão de entrada Prestige recebe equipamentos como faróis full LED, lanternas de LED com luzes dinâmicas de setas e bancos traseiros rebatíveis. Teto solar elétrico passa a ser opcional. A lista de itens de série vem com ar-condicionado automático, Audi Drive Select, bancos de couro sintético, chave presencial, painel de instrumentos digital de 12,3”, carregador de celular por indução, pacote de luzes ambiente, rádio MMI plus e rodas aro 18. No quesito segurança, há seis airbags, faróis full LED e câmera de ré. 

Audi A4
Thais Villaça/Especial para o Estadão

Já a configuração S line ganha novas rodas Audi Sport e entram na lista de opcionais os faróis Matrix e o sistema de som da Bang & Olufsen. Adicionam-se à lista de equipamentos ar-condicionado de três zonas, pacote de luzes customizáveis, rádio MMI plus com navegação, teto solar elétrico, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa, rodas de 19” e kit esportivo para a carroceria.

Audi A5 Sportback
Thais Villaça/Especial para o Estadão

Novidades do A5

No A5, há uma nova opção de entrada chamada Advanced – antes, o modelo estava disponível em versão única. Ela traz ar-condicionado automático de três zonas, Audi Drive Select, bancos de couro sintético, pacote de luzes ambiente, teto solar elétrico panorâmico e rodas de 19”. Há ainda seis airbags, ACC, câmera de ré, faróis Matrix de LEDs e aviso de saída de faixa. Completam a lista o carregador de celular por indução, rádio MMI com navegação e painel de instrumentos digital de 12,3”.


Audi A5 Sportback
Thais Villaça/Especial para o Estadão

A S line inclui ainda bancos dianteiros esportivos, kit esportivo para a carroceria e rodas Audi Sport aro 20. Entre os opcionais há sistema de som Bang & Olufsen 3D, Pacote Interior S line (com console central preto brilhante, acabamento do painel com alumínio escovado, bancos de microfibra e pedaleiras esportivas de aço inoxidável) e Pacote Black (emblemas, frisos e capa do retrovisor na cor preta brilhante, pinças de freio vermelhas e rodas exclusivas).

Confira todos os preços e versões

  • Audi A4 Sedan Prestige quattro – R$ 333.990
  • Audi A4 Sedan S line quattro – R$ 359.990
  • Audi A5 Sportback Advanced quattro – R$ 359.990
  • Audi A5 Sportback S line quattro – R$ 394.990

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.